Estima-se que, atualmente, o planeta possua uma população de 7 bilhões de pessoas. Em toda sua diversidade, elas se inserem em dois desafios a enfrentar neste milênio: a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de mostrar como a ciência pode contribuir para isso, cientistas de destaque e presidentes de instituições científicas do mundo participam da 7ª Conferência da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), no Rio de Janeiro, entre domingo (24) e terça-feira (26), com organização da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O encontro será aberto pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, com o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e dois copresidentes da Rede Global das Academias de Ciência (IAP, na sigla em inglês): o canadense Howard Alper e o sudanês Mohamed Hassom. Está prevista a participação de 64 presidentes e outros 70 representantes de academias de todos os continentes, entre outros líderes da comunidade científica nacional e internacional.
Na perspectiva de que o evento seja um marco no relacionamento entre ciência e sociedade, a ABC firmou parceria com os jornais O Globo e Folha de S. Paulo e os portais Ciência Hoje Online e SciDev.Net para a criação dos Diálogos para o Desenvolvimento – coletivas de imprensa com palestrantes da conferência e convidados sugeridos pela instituição.
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, participa de uma dessas sessões, na segunda-feira, com o tema "Mudanças climáticas e desastres ambientais". A SciDev.Net (the Science and Development Network) fará a cobertura jornalística de toda a conferência.
Sobre a Rede Global das Academias de Ciência
A IAP reúne 106 academias de Ciências do mundo. Seu principal objetivo é mobilizar a comunidade científica internacional para contribuir com a formulação de políticas públicas sobre temas fundamentais para a sociedade e os governos.
Em 1993, Nova Délhi sediou sua primeira reunião, intitulada Cúpula sobre Populações. Neste ano, a 7ª Conferência da IAP, no Rio de Janeiro, aborda o tema "Ciência para erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável". Haverá debates sobre mudanças climáticas, energia sustentável, acesso a água limpa e saneamento básico, saúde e segurança alimentar e o ensino de ciência.
A intenção é discutir e divulgar o comprometimento dos cientistas com a construção de um futuro no qual prevaleçam a justiça social e a sustentabilidade econômica e ambiental. Leia mais.
Texto: Ana Siqueira e Davi Padilha Bonela – Notícias da ABC