C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Marinha e Oi restabelecem o sistema de telecomunicações na Antártica
22/02/2013 - 19:30
A Marinha do Brasil e a operadora Oi restabeleceram o sistema de telecomunicações na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a partir de um acordo que garante a conectividade da base militar e científica à rede corporativa da Marinha. Isso permitirá o contato permanente de militares e pesquisadores ali instalados com os centros de pesquisa e os familiares.

 “A prestação de serviços no continente antártico fica retomada sem custos para o governo", informou o diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi, Pedro Ripper.

O sistema foi reinaugurado na quarta-feira (20), em uma videoconferência realizada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, executivos da operadora lotados no Rio de Janeiro e o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, que estava na EACF. 

Segundo Ripper, a velocidade de conexão é de 1 megabit por segundo (Mb/s)dedicado, o que equivaleria a aproximadamente 15 Mb/s no sistema ordinário. Em dezembro de 2012, acrescentou o executivo, a companhia iniciou os preparativos para a reconstrução da nova infraestrutura de telecomunicações.

Em 25 de fevereiro do ano passado, um incêndio destruiu a base militar e científica, que estava em funcionamento desde 1984.

Novos equipamentos

Antenas com sistema anticongelante, modems com sistema de chaveamento, roteadores, terminais para gerenciamento da estação, pressurizador e antenas de transmissão e recepção de sinais de telefonia móvel estão entre os novos equipamentos fornecidos à estação brasileira.

O convênio também prevê o treinamento e a qualificação anuais das equipes militares para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos de telecomunicações. Além disso, a Oi realizará a revisão e a manutenção preventiva dos equipamentos.

Participaram também da videoconferência o presidente do Conselho de Administração da Telemar Participações, Otávio Azevedo, o diretor de Política Regulatória da Oi, Carlos Cidade, o contra-almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha e o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, o contra-almirante José Roberto Bueno.

Segundo o almirante Moura Neto, a reconstrução da EACF ficará em torno de R$ 100 milhões, dois quais R$ 40 milhões já foram disponibilizados. A previsão é que as obras tenham início ainda neste ano e que as instalações estejam em pleno funcionamento em 2014. O comandante da Marinha lembrou que há um concurso aberto para o projeto arquitteônico da nova base brasileira.

 

Texto: Ascom da Marinha e Ascom do Ministério das Comunicações

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação