O primeiro carro elétrico inteiramente desenvolvido no Brasil terá em seu interior um diferencial: uma bateria de sódio totalmente reciclável e composta de matérias abundantes na natureza.
O projeto está sendo concebido pela Itaipu Binacional, com financiamento da Finep – Agência Brasileira da Inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O desenvolvimento da bateria é 100% brasileiro, enquanto o do carro elétrico é uma parceria entre empresas nacionais e estrangeiras, capitaneada pela Itaipu.
A bateria é três vezes mais leve que a de chumbo, mais adequada ao clima dos trópicos e pode, por exemplo, ser usada em sistemas de armazenamento de energia geradas por fontes renováveis.
Segundo o engenheiro Celso Novais, chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável e responsável pela coordenação do projeto na Itaipu Binacional, os pesquisadores optaram por uma matéria-prima que estivesse presente em abundância em todos os lugares.
“A fonte do sódio nada mais é do que sal de cozinha”, diz. “As baterias de lítio ou chumbo são muito agressivas à natureza. O veículo elétrico em si não polui o planeta, mas precisamos olhar todo o ciclo e pensar, inclusive, no que vai acontecer quando o carro for descartado. O processo de reciclagem de uma bateria de sódio, por exemplo, é simples e barato.”
De acordo com Novais, a primeira fase do projeto deve ser finalizada até meados de 2014.
Texto: Ascom da Finep