C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Minas lança universidade aberta a partir de centros vocacionais
Clique para ver todas as fotos de Minas lança universidade aberta a partir de centros vocacionais
As autoridades presentes no lançamento. Foto: Omar Freire/Imprensa MG
18/02/2013 - 17:28
Com o lançamento da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Rede Uaitec), nesta segunda-feira (18), os 84 centros vocacionais tecnológicos (CVTs) em território mineiro passam a formar um conglomerado de conhecimento virtual. A intenção é disponibilizar o conhecimento das grandes universidades do estado à população de Minas, ampliando a oferta por vagas de qualificação profissional e ensino a distância.    

O governo de Minas estabeleceu a criação do Programa Idiomas para a Cidadania como parte da primeira etapa do plano e a autorização para a implantação de 120 unidades da rede no estado até o ano que vem. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, parabenizou a iniciativa. "Minas Gerais tem sido exemplo em como aproveitar essas pequenas e múltiplas oportunidades na criação de um grande projeto educacional”, disse, durante a cerimônia no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

“Aqui foi criada uma rede que aumentou a capacidade de desempenhar as funções de escolas profissionais. Agora temos uma universidade aberta e tecnológica, que leva à população o curso da maior importância na formação de recursos humanos no país. As universidades parceiras vão agregar ainda mais ao disponibilizar seus conhecimentos", complementou o titular do MCTI.

Oito municípios mineiros já ganharam seus espaços. Neste ano, devem ser ofertadas 32 mil vagas de idiomas (português, espanhol, inglês e francês). A partir do segundo semestre, o ensino à distância deve ganhar novo reforço, com a oferta de 10 mil a 20 mil vagas de cursos para tecnólogos, de graduação e de pós-graduação.

Parceria

O governador Antonio Anastasia, por sua vez, ressaltou que a o ensino requer criatividade e afirmou que os avanços que vêm acontecendo no estado nesse sentido só são possíveis por meio das parcerias firmadas com o MCTI. Anastasia enalteceu, ainda, o programa Ciência sem Fronteiras, considerado por ele visionário por proporcionar o contato de estudantes brasileiros com universidades estrangeiras de excelência, cujos conhecimentos podem ser absorvidos e contribuir para o desenvolvimento da nação.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, afirmou que Minas dá um passo gigantesco para inserir a sua população na sociedade do conhecimento. Ele ressaltou a importância de usar o aparato de ciência e tecnologia disponível aliado ao esforço de toda a sociedade, do governo estadual e do governo federal – por meio do MCTI e do Ministério da Educação (MEC) – e das universidades públicas de Minas Gerais. Também participaram da solenidade a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e reitores, entre cerca de 600 convidados.

A oportunidade foi aproveitada para a entrega de uma placa de homenagem à estudante de Design de Produtos da Universidade Estadual de Minas Gerais, Priscila Ariane Loschi. No ano passado, a barbacenense de 23 anos se sagrou vencedora do 26º Prêmio Jovem Cientista, categoria Ensino Superior, pela invenção de um tecido inteligente, capaz de regular a temperatura corporal. O produto, já patenteado, pode ser empregado na indústria esportiva e têxtil em geral.

Os centros vocacionais tecnológicos carregam a missão de dinamizar o conhecimento, reduzir as disparidades sociais e estimular as economias locais, respeitando as particularidades de cada região. São hoje 290 unidades, e a meta é chegar a 500 até 2015. Minas Gerais é o estado com maior número de CVTs.

 

Texto: André Martins – Ascom do MCTI (atualizado em 18/02/2013)

Outras Imagens
O ministro Raupp no lançamento da rede. Foto: Omar Freire/Imprensa MG
O ministro Raupp no lançamento da rede. Foto: Omar Freire/Imprensa MG
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação