O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI), por meio da pesquisa Bactérias Promotoras de Crescimento na Aclimatização de Mudas de Cana-de-açúcar, busca identificar bactérias diazotróficas de maior eficiência no processo de fixação de nitrogênio quando associadas a variedades cultivadas no Nordeste.
A cana-de-açúcar é uma cultura que exige grande quantidade de nitrogênio e que apresenta baixa resposta a adubação nitrogenada, sugerindo que a interação de alguns microrganismos endofíticos, ou seja, que ocorrem dentro do tecido das plantas, seja um sistema natural de reposição do nitrogênio.
Durante o estudo, feito por especialistas do Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Biofábrica (Lapab), foram isoladas e quantificadas bactérias endofíticas obtidas de colmos e raízes de três variedades de cana, potencialmente fixadoras de nitrogênio e produtoras de fitormônio, que foram testadas em mudas micropropagadas para confirmação da sua eficiência.
Com o avanço dessa tecnologia será possível utilizá-la em escala comercial para inoculação em mudas de diversas variedades na Biofábrica Governador Miguel Arraes para entrega a produtores de cana do Nordeste.
Texto: Ascom do Cetene