C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro homenageia os 20 anos do primeiro satélite brasileiro
Clique para ver todas as fotos de Ministro homenageia os 20 anos do primeiro satélite brasileiro
A visita do ministro ao Inpe. Foto: Ascom do Inpe
08/02/2013 - 18:03
Para conhecer os avanços recentes do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) e homenagear os 20 anos de operação do Satélite de Coleta de Dados SCD-1, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), nesta sexta-feira (8).

Impressionado com os resultados do monitoramento do clima espacial, uma aplicação mais recente do Inpe, o ministro lembrou que também o desenvolvimento do SCD-1, há mais de duas décadas, foi resultado da dedicação de equipes de todos os setores do instituto.

“Este satélite foi o primeiro sucesso na área de engenharia espacial e prova que quando existem condições as coisas acontecem rápido”, disse o titular do MCTI, antes de descerrar a placa alusiva ao aniversário do SCD-1, no Centro de Controle de Satélites. “É sempre um exemplo de que a mobilização efetiva, aliada à criação de infraestrutura e à formação de equipes competentes, traz resultados para o país.”

Para o diretor do Inpe, Leonel Perondi, a celebração dos 20 anos de operação do satélite é um reconhecimento ao trabalho tanto dos grupos de engenharia, que projetaram os equipamentos, como às equipes que mantiveram a operação durante todos esses anos.

“É um tributo à engenharia nacional e à competência do Inpe. Hoje, também, significa uma homenagem a este ex-diretor do instituto, porque durante sua gestão a MECB [Missão Espacial Completa Brasileira] teve grande impulso”, disse Perondi, fazendo referência ao período em que Raupp foi diretor do Inpe, de 1985 a 1989.

Clima espacial

Ao conhecer as instalações do Centro de Informação e Previsão do Clima Espacial do Inpe, Raupp elogiou a capacidade de monitorar a atividade do Sol e gerar alertas úteis para operação de satélites, sistemas de navegação de aeronaves, linhas de transmissão de energia e até plataformas de petróleo. No Inpe, diariamente são avaliados os fenômenos solares que afetam o meio entre o Sol e a Terra, e o espaço em torno do planeta.

Para o ministro, é cada vez mais importante que o conhecimento científico se traduza em aplicações úteis para a sociedade. “Esse programa tem capacidade de gerar resultados para os mais diversos setores. Considero isso da maior importância, porque a marca do MCTI é a transversalidade”, disse.

O Embrace oferece em tempo real, na internet, informações sobre fenômenos solares que podem causar interferências em sistemas como o GPS, além da possibilidade de induzir correntes elétricas em transformadores de linhas de transmissão de energia e afetar a proteção de dutos para transporte de óleo e gás. Leia mais.

Acordo

Pela manhã, também no Inpe, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), Victor Pellegrini Mammana, e o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, assinaram um acordo de cooperação para criação de programas educacionais e promoção de atividades conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A assinatura teve a presença do ministro Raupp.

A proposta é criar no CTI Renato Archer, em Campinas (SP), um núcleo avançado do IFSP, para o desenvolvimento de atividades educacionais. Saiba mais.

 

Texto: Ascom do Inpe e Ascom do CTI Renato Archer

Outras Imagens
Assinatura do acordo entre CTI e IFSP. Foto: Ascom do CTI
Assinatura do acordo entre CTI e IFSP. Foto: Ascom do CTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação