Nesta sexta-feira (8), a partir das 14h, o programa Semiárido em Foco promove uma mesa-redonda para debater o tema “Povos indígenas do Semiárido brasileiro”, tendo como palestrantes convidados os professores Juciene Ricarte Apolinário, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Edson Hely da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). As atividades da série são realizadas na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande.
O objetivo da palestra consiste em abordar os povos indígenas enquanto sujeitos históricos fundamentais na construção das bases e na consolidação do projeto colonial português para os espaços atualmente denominados de Semiárido.
O foco do debate será a história das relações socioambientais dos povos Tarairiú e Kariri na então Capitania Real da Paraíba, entre os séculos XVII e XVIII, e dos povos Xukuru do Ororubá, no Agreste pernambucano (municípios de Pesqueira e Poção), a partir de reflexões em torno das atuais condições de vida desses grupos étnicos.
Serão apresentados resultados de pesquisas realizadas na Paraíba e em Pernambuco. Leia mais.
Texto: Ascom do Insa