C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Em parceria com Inpa, entidade realiza soltura de peixes-bois
05/02/2013 - 13:53
Em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) realiza, nesta quinta-feira (7), a soltura de mais dois peixes-bois-da-amazônia em área de semicativeiro. O local fica no município de Manacapuru (AM), distante da capital 68 quilômetros.   

Um dos exemplares que serão levados para a área é Tupi, macho de 35 anos e 2,5 metros, um dos primeiros animais resgatados pelo Projeto Peixe-boi, em 1978, no rio Ariaú, em Iranduba (AM).

O veterinário Anselmo D’Affonseca, do Inpa, explica que o outro animal é uma fêmea que chegou ao instituto para cuidados médicos há duas semanas, vinda do mesmo semicativeiro, localizado na fazenda Seringal 25 de Dezembro. “Ela apresentou um abscesso na região lombar, que já foi tratado e apresentou melhora”, conta.

Em outubro de 2011, três espécimes que viviam em cativeiro no Inpa foram levados para Manacapuru. Segundo D’Affonseca, vivem nesse ambiente cinco espécimes que estão em processo de adaptação e aptos a retornar à natureza.

O veterinário destaca que na recaptura ocorrida em dezembro de 2012, para acompanhamento do processo de adaptação desses animais, percebeu-se que os peixes-bois estão bem e apresentam grandes chances de sucesso quando forem reintroduzidos no ambiente natural definitivamente. “Isso indica que os animais que forem levados ao local futuramente também devem progredir de forma positiva até a reintrodução final na natureza”, informa.

Leia mais.

 

Texto: Ascom do Inpa

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação