Integrantes do Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé em 2012. Foto: SBPC
Aproveitar o momento de descontração e a presença do grande público nas ruas para divulgar a ciência. Esse é o objetivo do bloco Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé, de Recife, que seguindo a tradição de todos os anos, no período do Carnaval, promete, mais uma vez, agitar e informar os foliões na capital pernambucana. O desfile será realizado nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, com concentração na Praça do Arsenal, na Torre Malakoff, no Recife Antigo.
Com a saída do grupo carnavalesco, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, lançarão oficialmente a edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido em todo o país em outubro sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Oportunidade também para os participantes divulgarem a 65ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada na capital pernambucana, entre os dias 21 e 26 de julho.
A troça reúne cerca de 300 pessoas, entre estudantes e professores universitários e gestores públicos, que levam à população curiosidades diversas, como experimentos relacionados à química. O mais famoso deles é o chamado popularmente por “diabo vermelho” (uma solução química que mancha as roupas e depois desaparece com a evaporação da amônia).
Outra atração é o desfile dos bonecos gigantes, representando cientistas que prestaram relevantes contribuições para a ciência e a tecnologia, tanto para o Brasil como para o mundo. Participam do desfile neste ano os bonecos de Albert Einstein, Charles Darwin, Milton Santos, Marie Curie e Galileu Galilei, além dos pernambucanos Naíde Teodósio e José Leite Lopes.
“É um desfile que arrasta milhares de pessoas e que tem tido uma receptividade muito boa do público”, comenta o professor de química da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) Antonio Carlos Pavão, um dos responsáveis pelo evento. Ele conta que, durante o percurso, são distribuídos materiais informativos sobre os cientistas e que os próprios foliões buscam saber mais sobre os personagens representados pelos bonecos. “E a ideia é essa: levar o bloco aonde o povo está, com o objetivo de popularizar a ciência”, afirma.
Tradição
Fundado em 2005, ainda sem nome, o bloco Ciência na Cabeça e Frevo no Pé desfilou pela primeira vez pelas ruas de Olinda e de Recife durante o Carnaval, carregando o boneco gigante de Albert Einstein, em homenagem aos 100 anos da teoria da relatividade. Em 2006, já com o nome definitivo, o grupo desfilou com mais um boneco gigante: Santos Dumont, que foi o homenageado da 3ª SNCT, em comemoração aos 100 anos do voo do 14-Bis. Nos anos seguintes, outros representantes da comunidade científica foram incluídos.
Cinco bonecos da trupe participam, neste ano, de outras atividades pelo país. É o caso de Paulo Freire, César Lattes e Carlos Chagas, que vão sair no bloco das Muriçocas do Miramar, em João Pessoa. Já os representantes de Santos Dumont e da cientista Johanna Döbereiner foram cedidos para eventos carnavalescos no Rio Janeiro. “Nosso bloco está se reproduzindo pelo restante do país”, comemora Pavão.
Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé tem apoio do MCTI, da Secretaria de Ciência, Tecnologia do estado, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, das prefeituras de Recife e Olinda e da SBPC regional.
Interessados em participar do bloco ou em obter outras informações podem entrar em contato pelos telefones (81) 2126-8435 e 2126-8436 ou pelo site do Espaço Ciência.
Texto: Denise Coelho – Ascom MCTI