A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) promoverá em 2013 uma competição anual de espaçomodelismo chamada CanSat Brasil. O principal objetivo é criar oportunidades para os jovens e as instituições de ensino e associativas a que estejam vinculados, para promover o uso de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das disciplinas relacionadas às atividades espaciais.
Os desafios simulam o ciclo completo de um projeto de atividade espacial, incentivando a formação de uma força de trabalho mais qualificada para a indústria espacial brasileira. O evento terá três categorias: nível fundamental, médio e universitário. Todos os níveis terão duas fases.
A competição de nível fundamental será uma disputa com foguetes de garrafa PET lançando um kit de telemetria embarcada. Os lançamentos serão feitos por uma plataforma construída pelas equipes competidoras.
Já aquela que abrangerá os níveis de ensino médio e universitário, consistirá em projetar uma plataforma científica que simule um satélite real. Essa plataforma é chamada de CanSat, que vem do inglês “can” (lata) e “sat” (satélite), e se refere basicamente a um satélite do tamanho de uma lata de refrigerante. No decorrer da competição, as equipes inscritas lançarão seus CanSats em altitudes de até 600 metros por meio de balão cativo ou foguetes.
Para participar do CanSat Brasil será necessário preencher a ficha de inscrição no site do Programa AEB Escola e atender aos critérios solicitados no anúncio do evento, com lançamento previsto até o fim de maio.
Outras informações podem ser encontradas no site do programa.
Texto: Ascom da AEB