Desenvolver, divulgar, sensibilizar, educar. Sob esses eixos trabalha o Serviço de Educação (SEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI). Para atender aos visitantes do Parque Zoobotânico são realizadas ações educativas que demonstram a importância da preservação ambiental e cultural da Amazônia.
As atividades educativas realizadas no parque proporcionam entretenimento e informação sobre a fauna, a flora e os recursos naturais da região. Monitores são treinados para guiar grupos escolares em trilhas usando métodos diversos e roteiros direcionados a interesses específicos. As oficinas de arte e ciência são ministradas a professores e alunos que juntos utilizam instrumental artístico deixando o aprendizado mais agradável.
Ao longo do ano e em datas especiais como a Festa da Árvore, a Semana dos Povos Indígenas e o Dia das Crianças, são realizadas atividades com temas que relacionam meio ambiente e sociedade, sempre com proposta educativa.
Pesquisa na infância
O Clube do Pesquisador Mirim (CPM) é um projeto atuante há mais de 20 anos e busca estimular em crianças do ensino fundamental o interesse pela Ciência. Pesquisas são realizadas no Museu Goeldi, num primeiro contato com métodos e técnicas científicas.
Mais de 2 mil crianças já participaram do clube, que no ano passado ofereceu 120 vagas distribuídas em seis turmas. A cada turma é dado um tema sobre o qual são desenvolvidas análises teóricas e práticas, pesquisas bibliográficas e de campo, visitas técnicas e seminários. As atividades contribuem para o interesse pela ciência, permitindo a descoberta de vocações nas áreas científicas desenvolvidas no MPEG: zoologia, botânica, antropologia e geologia.
Leia mais.
Texto: Agência Museu Goeldi