C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Mais três encontros antecedem Fórum Mundial de Ciência
Clique para ver todas as fotos de Mais três encontros antecedem Fórum Mundial de Ciência
O secretário executivo Luiz Antonio Elias fala sobre o FMC. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
29/01/2013 - 20:37
O 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC), a ser realizado nos dias 25 e 26 de novembro no Rio de Janeiro, será antecedido ainda por três encontros preparatórios ao longo do ano. Recife será a próxima cidade a abordar a temática do evento, em março, seguida de Porto Alegre, em maio, e de Brasília, em junho.

O objetivo do encontro internacional é discutir o papel da “Ciência para o desenvolvimento global”. É a primeira vez que o evento será realizado fora da Europa. A novidade tem mobilizado cientistas, estudantes, gestores e representantes da sociedade brasileira, que participam das reuniões preparatórias para levantar sugestões e recomendações a serem debatidas no encontro internacional. Essa série de debates temáticos já teve eventos em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador.

“Esperamos, ao final dos sete encontros, produzir um documento e um manifesto que será lido no fórum em novembro”, diz o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, que em fevereiro tem reuniões agendadas com representantes de Recife e de Porto Alegre para definir detalhes sobre as discussões regionais.

Para o encontro na capital pernambucana, conta o secretário, a comunidade científica da região está sendo mobilizada para a criação de um conselho consultivo, que vai trabalhar na elaboração da programação e do conteúdo do evento. Além dos temas considerados transversais – como educação e ciência, mobilidade, desenvolvimento urbano, inclusão e acesso ao conhecimento, sustentabilidade e ética na ciência – a discussão ali terá como temática central os oceanos.

Histórico

Em 2009, o MCTI, em colaboração com as principais instituições científicas e tecnológicas brasileiras e governos da América Latina e Caribe, deu início a uma série de reuniões com vistas à elaboração de uma estratégia regional do setor ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para as próximas décadas. O principal resultado desses encontros foi a formalização de uma declaração regional sobre o tema, que foi apresentada no décimo aniversário do Fórum Mundial de Ciência 2009, em Budapeste, Hungria.

O eixo principal dessa declaração é o estabelecimento de um plano estratégico regional orientado à resolução de problemas comuns que afetam esses países e à necessidade de introdução da temática da inclusão social nas políticas nacionais de CT&I. A iniciativa resultou na indicação da cidade do Rio de Janeiro para sediar a edição 2013 do FMC.

Com a participação de um conjunto de atores que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi então criada, no final de 2011, a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, com funções relacionadas à participação do governo brasileiro na preparação, na programação temática e na coordenação institucional do fórum mundial. Essa instância reúne representantes de 12 entidades do setor: MCTI, ABC, SBPC, MRE, Capes/MEC, CNPq/MCTI, Finep/MCTI, CGEE, Andifes, Consecti, Confap e Escritório da Unesco no Brasil.

Saiba mais sobre o fórum.
 


Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação