Plataforma de produção. Foto: Petrobras
Acabam de ser anunciadas as empresas que seguem no edital do Programa Inova Petro. Foram aprovadas 17 cartas de manifestação de interesse, além de três aprovadas parcialmente, considerando que cada carta poderia conter mais de um projeto. Ao todo, são 31 projetos aprovados nessa etapa.
As companhias que seguem na chamada estão habilitadas a apresentar seu plano de negócio entre 5 de fevereiro e 5 de abril. O programa é uma iniciativa conjunta entre a Finep – Agência Brasileira da Inovação e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC), com o apoio técnico da Petrobras. A Finep é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Após o encerramento da primeira etapa do edital do Programa Inova Petro, em 30 de novembro, as três organizadoras receberam uma demanda de R$ 2,8 bilhões por meio de 38 cartas de manifestação de interesse e 62 proposições. Os recursos demandados neste primeiro edital representam 93,3% do valor disponibilizado pela Finep e pelo BNDES para os cinco anos do programa, que visa ao desenvolvimento de fornecedores brasileiros para a indústria de petróleo e gás natural.
A distribuição de projetos por linha temática teve 23 propostas na Linha 1 (Tecnologias Aplicáveis em Processamento de Superfície), 24 na Linha 2 (Tecnologias Aplicáveis em Instalações Submarinas) e 15 na Linha 3 (Tecnologias Aplicáveis em Poços). De acordo com o edital, na carta de manifestação poderia ser indicada a necessidade de apoio em mais de uma linha.
A avaliação ocorreu em duas etapas: triagem das propostas e análise técnica. Lançado em agosto de 2011, o Inova Petro tem duração prevista até 2017. Confira a lista de empresas e outras informações.
Texto: Ascom da Finep