As atividades do Programa Semiárido em Foco, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), serão retomadas em fevereiro após um recesso para o planejamento das atividades de 2013. Para este ano está prevista a abordagem de temas multidisciplinares, que envolvem promoção da inovação, fortalecimento da pesquisa, difusão e popularização do conhecimento, dentre outros aspectos.
Abrindo o ciclo, no dia 1º será apresentada a palestra “Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e ações de proteção do bioma Caatinga”, proferida por Marco Vidal. No dia 8, haverá uma mesa-redonda com tema “Povos indígenas e Semiárido nordestino: história e meio ambiente no passado e no presente”, com a presença dos professores Juciene Ricarte Apolinário e Edson Hely Silva.
No dia 15, é a vez da palestra “Evapotranspiração e produtividade primária bruta por sensoriamento remoto no Semiárido brasileiro”, com o professor Bernardo Barbosa da Silva, e para encerrar o mês, no dia 22, a palestra será sobre “Abordagem técnica ambiental e social sobre o aproveitamento dos minerais na mesorregião do Seridó/PB e RN”, com o professor Antonio Pedro Ferreira Sousa.
O Semiárido em Foco é um espaço de debates e trocas de experiências, que faz parte de um conjunto de ações permanentes e articuladas do Insa para difundir e popularizar conhecimentos e resultados de pesquisas sobre a região. As palestras são realizadas na sede do instituto, em Campina Grande (PB).
Leia mais.
Texto: Ascom do Insa