O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) recebeu nesta quinta-feira (10) uma comitiva do Consulado-Geral da França em São Paulo, para a apresentação de oportunidades de cooperação internacional apoiadas pelo governo francês e de projetos do instituto em colaboração com o país europeu.
Foram também apresentadas iniciativas brasileiras como o Ciência sem Fronteiras, o Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior) e o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), além de visita aos laboratórios da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que fica em Campinas (SP).
Na abertura da agenda, o pesquisador Jarbas Lopes Cardoso Júnior, do CTI, destacou que o centro já participou de dez projetos de cooperação com o país, com nove teses de doutorado em conjunto e mais de 50 artigos científicos em parceria. Já o diretor substituto, Antônio Montes Filho, apontou que a visita tinha o objetivo de “exaltar a longa história de cooperação com a França, que gostaríamos de manter e incrementar”.
O adido de Cooperação em Ciência e Tecnologia do Consulado-Geral da França, Gérard Chuzel, apontou que os dois países têm ecossistemas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I semelhantes), com leis de incentivo à inovação, estímulo à criação de parques tecnológicos e as parcerias com empresas, além de agências de fomento. “Com os incentivos do governo e o fortalecimento da economia local, cresce cada vez mais o número de franceses estudando e trabalhando no Brasil”, apontou.
Leia mais.
Texto: Ascom do CTI Renato Archer