Até o dia 20 de fevereiro estão abertas as inscrições para o mestrado acadêmico em ciência e tecnologia nucleares, oferecido pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI), no Rio de Janeiro.
Os interessados devem apresentar a documentação prevista em edital, diretamente no IEN, ou enviar pelos Correios. São oferecidas 20 vagas, com possibilidade de bolsas de estudo.
De acordo com o edital, as provas escritas – primeira etapa do processo seletivo – serão realizadas no dia 26 de fevereiro e abordam os conteúdos de matemática, inglês e redação. Além do teste, há ainda a análise de currículo e entrevista, que será realizada entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O resultado final da seleção será conhecido no dia 7 de março. O início das aulas está previsto para 11 de março.
Área nuclear e docência
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares do Instituto de Engenharia Nuclear oferece anualmente, no Rio de Janeiro, curso de mestrado acadêmico nessa área do conhecimento, preparando o aluno para atuação profissional no setor nuclear e em docência superior.
O estudante conta com uma infraestrutura laboratorial que inclui instalações radiativas e nucleares e um repositório de rejeitos. O corpo docente, por sua diversidade de formação, atua em um amplo campo de temas, com foco na área de reatores nucleares e tecnologias afins.
O programa foi iniciado em 2004 com o curso de mestrado profissional em engenharia de reatores, substituído pelo curso de mestrado acadêmico em ciência e tecnologia nucleares em 2010. Outros cursos de mestrado e doutorado nas áreas de atuação do instituto, como radiofarmácia e materiais nucleares, serão estruturados posteriormente.
Leia mais.
Texto: Ascom do IEN