Uma start-up de tecnologia, que nasceu a partir do financiamento da Finep, destacando-se lá fora. A Optimale, de Campo Grande, classificou-se para a finalíssima de um concurso internacional Code_N13, durante a maior feira de tecnologia do mundo, a CeBIT.
Detentora da ferramenta web de monitoramento ambiental Infosan, ela sobreviveu ao funil de 250 concorrentes e está entre os 50 projetos que disputam a vitória. A feira vai de 5 a 9 de março, em Hanover, na Alemanha. “A Optimale nasceu do contato com a Finep a partir de 2009 e está enquadrada como TIC verde”, conta o CEO da empresa, Peter Cheung. A sigla TIC se refere a tecnologia da informação e da comunicação.
Os vencedores serão escolhidos por um júri de alto nível internacional e receberão, cada um, o valor € 15.000 em dinheiro. Com o Infosan, é possível monitorar em tempo real a qualidade do ar, os níveis de ruído, as chuvas, as pressões nas redes de abastecimento, o volume de água tratada, a poluição dos rios e as emissões de gás, entre outros itens.
“O principal diferencial do Infosan é o módulo inteligente de tratamento de dados que permite desenvolver, dentro da mesma plataforma, soluções customizáveis para problemas ambientais utilizando tecnologias avançadas de computação, tais como análises estatísticas multivarias, séries temporais, otimização”, completa Cheung.
Os dados podem ser acessados de qualquer tablet, notebook ou smartphone com acesso à internet, auxiliando gestores de empresas privadas e governamentais a controlar suas emissões e gastos energéticos. Leia mais.
Texto: Ascom da Finep