O ministro Raupp e o secretário Narcio Rodrigues assinam o documento. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Um acordo de cooperação técnico-científica voltado à conservação e ao uso sustentável dos recursos hídricos foi assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governo de Minas Gerais nesta terça-feira (18).
O documento, norteado pelo Programa Hidrológico Internacional (PHI), amplia as relações entre as duas partes visando ao fortalecimento institucional na área de educação, pesquisa e capacitação e ao desenvolvimento de ações de alcance tanto regional como mundial. Tem como signatários o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues.
Também participaram da reunião de assinatura, no MCTI, a presidenta do PHI, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Blanca Jimenez, o presidente da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (HidroEX), Octávio Elísio, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, e o coordenador de Ciências Naturais da Unesco Brasil, Celso Schenkel.
Blanca, que também preside o comitê gestor da HidroEX, ressaltou o caráter estratégico da água e o valor da solidariedade entre as nações . “Um país com água pode compartilhar não só recursos naturais, mas também conhecimento”, disse. O ministro Raupp reiterou a importância da Unesco como parceira e a disposição da pasta federal em participar . “Temos essa característica de nos ajudar mutuamente, o Brasil, os outros países latino-americanos e os países africanos.” Ele defendeu a formação de uma rede de instituições de todas as regiões do país em torno do tema.
Fortalecimento
“O acordo assinado é um passo importante para o fortalecimento do HidroEX”, disse o secretário Narcio Rodrigues. A fundação estadual, vinculada à secretaria da qual ele é o titular, terá sede na Cidade das Águas, complexo de educação, pesquisa e capacitação que está em construção em Frutal (MG).
O comitê gestor da HidroEX tomou posse ontem e aprovou hoje seu plano de trabalho para 2013, em Belo Horizonte. Segundo o secretário, o centro começará suas atividades em janeiro ou fevereiro com iniciativas em cooperação com a América Latina e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI