C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
MCTI quer ampliar parcerias com Itaipu, afirma Raupp
Clique para ver todas as fotos de MCTI quer ampliar parcerias com Itaipu, afirma Raupp
O ministro Raupp com diretores da Itaipu Binacional. Foto: Caio Coronel/Ascom da Itaipu Binacional
17/12/2012 - 19:25
O ministro Marco Antonio Raupp afirmou nesta segunda-feira, (17), em Foz do Iguaçu (PR), que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem interesse em ampliar as parcerias com a Itaipu Binacional. A afirmação foi feita durante visita à usina e ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

“Itaipu é impressionante. É uma prova da capacidade do povo brasileiro”, elogiou o titular do MCTI, que foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, pelo diretor jurídico, Cezar Ziliotto, e pelo diretor de Coordenação, Nelton Friedrich.

Durante um tour pela binacional, o ministro recebeu informações e conheceu de perto vários projetos socioambientais e tecnológicos da usina. E afirmou: “O ministério está aberto a novas parcerias”.

Essa foi a primeira vez que Raupp esteve na usina. Itaipu tem diversos projetos aprovados na Finep – Agência Brasileira da Inovação, vinculada ao MCTI, tais como o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, o sistema de simulação de operação da usina, a construção do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e o Instituto das Águas do Mercosul (ambos no PTI).

Atualmente, a empresa também é parceira da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e do governo de Pernambuco em um projeto que pretende dotar a ilha de Fernando de Noronha de um sistema de geração de energia a partir de fontes renováveis (eólica, solar e de marés).

Projetos

O ministro aprofundou o conhecimento sobre diversas iniciativas da empresa, em especial o projeto Veículo Elétrico (VE) e a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. Também visitou as instalações do parque tecnológico e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Raupp comentou que o projeto VE, desenvolvido em parceria com empresas importantes do setor, tem grandes chances de sucesso. Também destacou o trabalho de divulgação da ciência feito pelo Polo Astronômico, que “ajuda a fomentar a cultura científica e na formação de jovens e de professores”. Afirmou, ainda, que o modelo de desenvolvimento tecnológico aplicado pela Itaipu deve ser difundido e aplicado por outras empresas públicas ou privadas.

Ao final da visita, Marco Antonio Raupp inaugurou o mural Mãe Água, do argentino Miguel Hachen, criador da chamada estética neoguarani. Hachen reside no Brasil há 22 anos e criou esse mural em homenagem à riqueza em recursos hídricos da região da fronteira trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai. A criação está localizada no andar térreo do Edifício do Saber, no Parque Tecnológico Itaipu.

A agenda do ministro em Foz se encerrou com o lançamento do livro Privatizações de FHC, A Era Vargas Continua, do ex-deputado federal Léo de Almeida Neves. Uma das principais lideranças políticas paranaenses, Neves é um dos 172 deputados federais que tiveram seu mandato cassado durante a ditadura (1964-1985) e, recentemente, simbolicamente devolvido pela Câmara dos Deputados.

 

Texto: Ascom da Itaipu Binacional

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação