A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) recebeu nesta semana delegações da França e da Indonésia. Na quarta-feira (12), um grupo francês, formado por representantes do Ministério da Defesa, do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) e das empresas Thales Alenia Space e Astrium, esteve na AEB. No dia seguinte, foi a vez de uma comitiva parlamentar da Indonésia visitar a agência.
As duas comitivas foram recebidas pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio Noronha de Souza, pelo diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Carlos Gurgel, e pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.
Durante a reunião, a Thales Alenia Space e a Astrium apresentaram pesquisas e serviços que desenvolvem na área aeroespacial. Outro assunto que esteve em pauta foi a formação de recursos humanos. “O CNES está aberto a colaborar com a AEB na formação de mão de obra brasileira para nosso programa espacial. A ideia é que mandemos estudantes e profissionais para as melhores instituições da França por meio do programa Ciência sem Fronteiras”, afirmou Monserrat.
A reunião foi realizada sob o impacto da Declaração Conjunta assinada, na véspera, pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente da França, François Hollande. O documento encoraja a AEB e o CNES a organizar, no primeiro trimestre de 2013, reunião para estabelecer o balanço de sua cooperação e examinar as novas etapas possíveis no conjunto das atividades espaciais, particularmente nas áreas de satélites de comunicação e observação da Terra, recepção e processamento de imagens satelitais e lançadores de satélites.
Leia mais.
Texto: Ascom da AEB