C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Raupp participa de inauguração de parque tecnológico em Minas Gerais
13/12/2012 - 21:11
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou da inauguração do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI) nesta quinta-feira (13). Construído pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o parque é o terceiro do gênero no estado.

Itajubá, no sul do estado, é um dos mais tradicionais centros de ensino e pesquisa nas áreas de engenharia. O novo empreendimento é uma parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e prefeitura municipal.

O espaço de inovação vai intensificar pesquisas e desenvolver produtos nas áreas de energia, eletrônica, tecnologia da informação, software, bioengenharia e aeronáutica. Está sediado em uma área de 40 mil metros quadrados da Unifei, sendo 1.372 metros quadrados de área construída em quatro edifícios que já abrigam o Centro de Eficiência Energética, o Centro de Biomateriais, o Centro de Qualidade em Energia e o Condomínio de Empresas (incubadas e graduadas). Esse conjunto de edifícios integra a fase 1.

O ministro Raupp relembrou sua ligação com parques tecnológicos, começando pelo de São José dos Campos (SP), do qual foi diretor e um dos idealizadores. Ressaltou que se trata de espaços para o desenvolvimento de produtos de alto conteúdo tecnológico.

Para o ttiular do MCTI, projetos como esses têm de partir da sociedade, que por sua vez deve enfrentar os desafios de buscar o apoio político. Ele elogiou o trabalho do governo municipal, que foi a São José dos Campos conhecer o modelo implantado lá e acertar parcerias. “Temos de ter capacidade de produção a partir do conhecimento, tendo a inovação como eixo”, observou.

Segunda fase

Na inauguração houve apresentação dos projetos urbanístico e arquitetônico da fase 2. Está prevista a construção de um edifício administrativo, um centro de manutenção e apoio, o segundo condomínio de empresas e uma área de convivência, além da urbanização de 128 lotes para instalação de empresas de base tecnológica que totalizam 212.528 metros quadrados.

Segundo avaliou o secretário estadual Narcio Rodrigues, a inauguração do complexo gera conhecimento que promove inclusão e desenvolvimento social. Rodrigues disse que as três esferas de governo juntas podem realizar muito nas diversas regiões do país. Ele exaltou o trabalho desenvolvido pela Unifei com o crescimento da universidade e o novo ambiente de inovação. “É um momento histórico, obra de muitas pessoas e que une os governos municipal, estadual e federal. A geração de conhecimento não tem fronteiras”, acrescentou o secretário.

O reitor Renato de Aquino Nunes agradeceu ao governo de Minas, como o maior investidor do PCTI, e ao governo federal e disse que a segunda fase vai exigir investimentos em novas obras e laboratórios. Entre outras autoridades, estavam presentes o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), José Policarpo Gonçalves de Abreu, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, e o vice-prefeito de Itajubá, Laudelino Azevedo.

 

Texto: Ascom da Sectes-MG

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação