Foguete VS-30/Orion será usado para experimentos científicos. Foto: Ascom da AEB
Produto da cooperação espacial Brasil-Alemanha, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, envia para o espaço, na noite desta sexta-feira (7), o foguete de sondagem VS-30/Orion, que porta experimentos científicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), marcando o final da Operação Iguaíba, que teve início no dia 19 de novembro.
Sob coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o lançamento apoia o projeto de pesquisa “Estudos da ionosfera e alta atmosfera com experimentos embarcados a bordo de foguetes e satélites” do Inpe – unidade de pesquisa do MCTI – e integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), Outro objetivo é o desenvolvimento de sistema GPS para uso espacial, realizado em cooperação entre a UFRN e o IAE, com suporte financeiro da AEB.
Estágios
O primeiro estágio do foguete (VS-30) foi produzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), enquanto o segundo estágio, o propulsor Orion, foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR) como resultado da colaboração ao programa espacial brasileiro.
Durante a operação de preparação para o lançamento do veículo, que teve duração de seis horas, foram interligadas as estações de telemetria e rastreio do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. Ambas trabalharão interligadas como estação remota, para coleta de dados de voo à distância. O mesmo procedimento será realizado por uma unidade móvel de telemetria, doada pelo DRL e operada pelo IAE. O lançamento desta sexta-feira é o nono efetuado pela CLA neste ano, sendo oito de foguetes de sondagem e treinamento.
Leia mais.
Texto: Ascom da AEB