O Projeto Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, na manhã deste sábado (8), em Manaus, a última edição do ano de um evento que ajuda a levar o conhecimento científico para as comunidades. São oficinas educativas, exposições científicas e jogos educativos que socializam a informação científica produzida na instituição.
Durante os 13 anos do projeto, foram realizadas 130 edições. Elas envolveram cerca de 170 escolas municipais e estaduais, num total aproximado de 45 mil pessoas entre crianças e jovens que já conhecem as produções científicas do Inpa.
“As conquistas do circuito devem ser consideradas devido ao apoio institucional e, principalmente, de várias pessoas envolvidas na causa”, destaca o coordenador do Circuito, Jorge Lobato. “Diante dos resultados positivos, pode-se dizer que o sucesso do projeto se deve, principalmente, às instituições e empresas que apoiam as atividades e que estão preocupadas com a responsabilidade social e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente na Amazônia.”
Participam nesta fim de semana cerca de 300 estudantes das escolas municipais Rui Barbosa Lima (Armando Mendes) e Hiran Caminha (Jorge Teixeira) e das escolas estaduais Letício de Campos Dantas (Cidade de Deus) e Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva (Novo Israel).
“Esta edição será especial. A expectativa é de dever cumprido, em nome da popularização da ciência”, diz o coordenador.
Leia mais.
Texto: Clarissa Bacellar – Ascom do Inpa