Após o encerramento da primeira etapa do edital do Programa Inova Petro, na sexta-feira (30), as instituições organizadoras receberam uma demanda de R$ 2,7 bilhões por meio de 35 cartas de manifestação de interesse. Este valor poderá apresentar variações, considerando que foi solicitada às empresas, nessa fase, apenas uma estimativa do apoio necessário.
A distribuição de projetos por linha temática teve 23 propostas na linha 1 (Tecnologias Aplicáveis em Processamento de Superfície), 22 na linha 2 (Tecnologias Aplicáveis em Instalações Submarinas), e 13 na linha 3 (Tecnologias Aplicáveis em Poços). Na carta de manifestação a empresa podia indicar a necessidade de apoio em mais de uma linha.
Os recursos solicitados estão próximos do orçamento total previsto para o programa, que é de R$ 3 bilhões. O programa é uma iniciativa conjunta da Finep – Agência Brasileira da Inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC), com apoio técnico da Petrobras.
A previsão é que em 15 de janeiro seja divulgado o resultado da seleção das empresas cuja carta foi aprovada, habilitando-as a apresentar o plano de negócios.
Leia mais.
Texto: Ascom da Finep