Começa na quinta-feira (13) a 3ª Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-Americano de Inovação, na sede na Finep – Agência Brasileira da Inovação, no Rio de Janeiro.
O grupo foi criado em 2009, na 19ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado, em Portugal, quando a Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi indicada para sediar sua secretaria técnica. O presidente da instituição, Glauco Arbix, atualmente preside também o comitê.
Durante o encontro, será discutida a implementação de projetos de grande impacto na região, como a harmonização e a coordenação dos instrumentos de apoio à inovação disponíveis em cada país; a capacitação em gestão de políticas na área; a melhoria da posição dos países ibero-americanos em propriedade intelectual no cenário internacional; e a capacitação e o intercâmbio de profissionais e pesquisadores nas áreas de especialização e destaque de cada país.
O Programa Ibero-Americano de Inovação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos países participantes, reduzindo assimetrias. Especificamente, visa apoiar projetos inovadores desenvolvidos em conjunto por empresas ibero-americanas. Os países que aderiram ao programa até o momento são Argentina, Bolívia, Brasil, El Salvador, Espanha, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
Leia mais.
Texto: Ascom da Finep