Estudantes tiveram de se esforçar muito para alcançar prêmio. Foto: Ascom do MCTI
Os nomes dos vencedores da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão divulgados, nesta sexta-feira (30) pelo
site da instituição. Ao todo, serão concedidas 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 3.100 de bronze, em cerimônia a ser realizada no ano que vem.
Todos os selecionados participarão do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI). Com duração de um ano, o PIC Jr. visa aprofundar o conhecimento matemático dos participantes; expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral; e estimular a criatividade por meio do confronto com questões interessantes da disciplina.
Para chegar à premiação, os estudantes selecionados tiveram que vencer duas etapas difíceis. Na primeira, realizada em 5 de junho, 19 milhões de estudantes de todo o país fizeram provas com questões objetivas e subjetivas. Da segunda, em 15 de setembro, participaram aproximadamente 800 mil estudantes com melhor avaliação na fase inicial. Também serão concedidos 46,2 mil certificados de menção honrosa e distribuídos prêmios a professores, escolas e secretarias de Educação, com base nos resultados apresentados por seus alunos na segunda fase.
Ações
São ações que fazem parte da Obmep: estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Sobre a Obmep
Desde 2005, quando foi instituída, a olimpíada estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade. Para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio, a Obmep oferece programas de iniciação científica (PIC), e o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para medalhistas que estejam se graduando. Ela é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – organização social ligada ao MCTI – com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a promoção conjuna dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Também são desenvolvidos pela Obmep: o Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).
Leia mais.
Texto: Ascom do Impa - Ascom do MCTI