Posteres que expõem atividades do Fegep chamaram a atenção do público. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
A busca de soluções estratégicas e operacionais na área de recursos humanos (RH), por meio de um trabalho integrado e a constante troca de experiências. Esse foi o objetivo dos estudos do Fórum Federal de Gestão de Pessoas do de Janeiro (Fegep/RJ), que foram apresentados, nesta quarta-feira (28), no 3º Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, no Parlamundi, em Brasília, que se encerra nesta sexta-feira (30).
O Fegep tem a participação de 17 instituições públicas federais com sede no Rio de Janeiro, das quais seis unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): Centro de Tecnologia Mineral (Cetem); Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); Observatório Nacional (ON), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), autarquia vinculada ao ministério.
Destaque do evento – promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – o fórum é uma comunidade voluntária, estruturada sob a forma de rede colaborativa espontânea, com relações informais, que incentiva boas práticas de gestão de pessoas. Em um ano de existência, a iniciativa promoveu visitas técnicas entre os integrantes e dois encontros presenciais com 23 órgãos e cerca de 230 servidores da área de RH, que resultaram em seis processos de trabalho.
O representante do Serviço de RH do Cetem, Flávio Brito, afirmou que uma das iniciativas de sucesso do fórum foi a realização de uma videoconferência, transmitida pelo Centro de Tecnologia Mineral, com a participação do MCTI e de oito de suas unidades de pesquisa para a apresentação do módulo “Férias Web”, visando a sua implantação posterior.
Brito lembrou, ainda, que o projeto nasceu da troca de experiências profissionais entre o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ambos no Rio. “Essa construção coletiva, ao ser disseminada entre os parceiros, permitiu desenvolver um modelo mais abrangente que atenda à diversidade de órgãos envolvidos”, ressaltou.
Levantamentos
Para a realização das edições do Fegep, os coordenadores dos órgãos envolvidos montam levantamentos das necessidades de cada instituição. Os temas são tratados no fórum principal do grupo e pelas comissões técnicas, com o objetivo de melhorar a execução das atividades nos polos de trabalho. As reuniões mensais, assim como os fóruns principais, são realizadas de forma itinerante, prática que consolida a integração, por meio do conhecimento dos objetivos e missão dos órgãos integrantes do fórum. Nessa ocasião, são definidos grupos de trabalho, a divisão de tarefas e a organização da logística das atividades.
Leia mais.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI