O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove, a partir desta quinta-feira (29), em Brasília, o Seminário Nacional de Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. O evento, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) reúne, até sexta-feira (30), mais de 80 representantes de diversos órgãos e entidades da sociedade civil.
Ao todo, existem no país cerca de 300 CVTs. Eles são unidades de extensão tecnológica que articulam pesquisa aplicada e educação tecnológica e profissional orientadas para o desenvolvimento das vocações econômicas locais e a melhoria da qualidade de vida, principalmente das populações em situação de baixa renda e pobreza extrema.
A ideia com o seminário é fazer um diagnóstico dos centros em âmbito nacional com o objetivo de consolidar uma política para a área de forma participativa, além de possibilitar o levantamento das demandas regionais para a inclusão no plano de metas do ministério para os próximos anos. No evento, será também apresentada a proposta de um catálogo, que resultará em livro a ser publicado no segundo semestre do ano que vem.
Participam do encontro secretários dirigentes e servidores do MCTI e de ministérios parceiros. Também foram convidados secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidentes das fundações de Amparo à Pesquisa, representantes de instituições públicas de ciência e tecnologia, de universidades e de organizações civis vinculadas ao setor produtivo, além de coordenadores de CVTs e gestores municipais e do Distrito Federal.
Programação
A programação começa nesta quinta, às 14h, com a palestra de abertura “CVTs: uma política de inclusão social”, ministrada pelo secretário da Secis, Eliezer Pacheco, seguida do painel “CVTs – articulações, novos conceitos e editais” e da mesa de diálogos “CVTs – realidade nacional e os desafios das redes estaduais”. As atividades de discussão serão conduzidas pelos especialistas da secretaria Sônia Costa e Osório Coelho.
Está confirmada, ainda, a presença dos secretários estaduais do Amapá, Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, de Alagoas, Eduardo Setton Sampaio da Silveira, e do Distrito Federal, Glauco Rojas Ivo. Como expositores, estão previstas apresentações sobre as redes de CVTs do Ceará, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e da Bahia. As atividades do dia se encerram com a realização de grupos de trabalho por região em temas diversos, a partir das 17h.
Na sexta (30), a programação se inicia, às 9h, com a palestra “A Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos como vetor de transformação sociotécnica”, com o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Renato Peixoto Dagnino. Ela é seguida do painel “CVTs: proposições e articulações”, mediado pelo diretor do Departamento de Ações Regionais (Deare/Secis), Luiz Clóvis Guido Ribeiro, com a participação de representantes do CNPq, do Banco do Nordeste, do BNDES, do Consecti, do Conif e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Centro-Oeste.
O início da tarde será destinado ao prosseguimento das discussões dos grupos. A partir das 15h, o secretário Eliezer Pacheco coordena a mesa de diálogos “Proposições e articulações interministeriais” com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, do diretor do Departamento de Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Recursos Naturais do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Otávio Bezerra Prates, e do secretário executivo do Ministério da Integração, Alexandre Navarro.
Serviço
Evento: Seminário Nacional de Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social
Data: 29 e 30 de novembro
Local: Brasília Imperial Hotel – SHIS, Quadra 03, Bloco H, Brasília/DF – www.brasiliaimperialhotel.com.br
Contatos para informações e inscrições: Adriana Ribeiro e Elisama Texeira – (61) 2033-7445 / 7532 / adriana.silva@mct.gov.br / elisama.texeira@mct.gov.br
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI