O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) promove encontro de duas redes de pesquisa, uma da Europa e outra do Brasil, que atuam na área de engenharia biomédica. O encontro ocorrerá em dois workshops neste mês, no campus da unidade de pesquisa, em Campinas (SP).
O primeiro workshop, nesta quinta (22) e na sexta-feira (23), terá apresentações de estudantes de graduação e pós-graduação. O segundo, na terça (27) e na quarta-feira (28), incluirá palestras de pesquisadores seniores, empresa e especialistas do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS).
A rede europeia Irebid (International Research Exchange for Biomedical Devices Design and Prototyping) tem o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisadores para criar e reforçar sinergias entre campos de pesquisa aplicada de engenharia e medicina com o propósito de desenvolver novas soluções para o setor de saúde. A rede está realizando o seu terceiro encontro internacional durante todo este mês no campus do CTI.
Além de instituições de pesquisa de países europeus, fazem parte da Irebid instituições de pesquisa não europeias convidadas. As instituições participantes são: Universitat de Girona (Espanha), Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), Rutgers – The State University of New Jersey (Estados Unidos), Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), Università degli Studi di Brescia (Itália) e o CTI Renato Archer.
O Irebid está inserido na sétima versão dos programas-quadro, com duração de 2007 a 2013 e um orçamento de € 54,5 bilhões. Esses programas são o principal instrumento de financiamento em ciência e tecnologia que a União Europeia disponibiliza para seus países-membros e demais países de outros continentes, fomentando a cooperação internacional.
A rede brasileira é o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (INCT-Biofabris), que tem como objetivo a integração de ferramentas computacionais, síntese e desenvolvimento de novos biomateriais e aplicação de técnicas de engenharia para obtenção de dispositivos biomédicos (próteses e órteses ortopédicas) e de substitutos biológicos para tecidos vivos ou órgãos humanos defeituosos ou faltantes. Além do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, compõem a rede INCT Biofabris as seguintes instituições: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como instituição sede, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Pesquisas Nucleares (Ipen, ligado à Comissão Nacional de Energia Nuclear – Cnen/MCTI), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI).
Leia mais.
Texto: Ascom do CTI