O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza nesta semana o 2º Curso Internacional sobre Elaboração, Execução e Monitoramento de Projeto de Carbono.
A programação envolve aulas teóricas e práticas, da alometria ao inventário florestal para estimar os estoques e as diferenças de estoques de carbono da floresta amazônica. A alometria é um método para cálculo de biomassa e carbono, envolvendo equações.
O curso é parte da cooperação bilateral Brasil-Japão, sob o programa TCTP (Third Country Training Program), que tem, de um lado, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e de outro, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
Coordenado pelo Laboratório de Manejo Florestal (LMF/Inpa), o curso será realizado na Estação Experimental ZF-2 do instituto. No total serão 27 alunos – dez da Colômbia, oito do Brasil, três do Chile, dois do Equador, dois da Costa Rica, um do México e um do Peru.
“Na segunda semana haverá um miniworkshop com a presença de profissionais ligados a projetos de carbono, quando serão debatidos temas como mercado de carbono, adicionalidade, linha de base e vazamento”, informa o pesquisador do Inpa, Niro Higuchi.
Acesse o site do Inpa.
Texto: Ascom do Inpa