C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Amapá realiza 1ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação
14/11/2012 - 19:18
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012 ganha expressão, a partir desta quarta-feira (14), no Amapá, com a realização da 1ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte). O evento integra a programação da Amazontech 2012, que será realizada até sábado (17), no Complexo Meio Mundo, em Macapá. O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) participa das atividades com a apresentação da exposição Amazônia Desconhecida. 

A Fecte é realizada pelo governo do Amapá, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), tendo como parceiro o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outras instituições. 

O evento é destinado aos alunos das escolas de ensinos fundamental, médio e técnico-profissionalizante. O principal objetivo é incentivar a produção científica e a difusão social de conhecimentos científicos e tecnológicos entre os estudantes, com apresentação de pesquisas por meio de projetos e experimentos.

Na feira, na Cidade do Samba (Complexo Meio do Mundo), serão apresentados 36 trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos da rede pública e privada de ensino com apoio de seus professores, além do Espaço Ciência, reservado para oficinas, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalho sobre experiências em divulgação e comunicação da ciência.

Com o Prêmio Jovem Sustentável Inovador, a Setec e a Seed premiarão cada estudante vencedor com um tablet e a escola vencedora com um aparelho amplificador de áudio e um projetor multimídia. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) premiará cada categoria vencedora com quatro bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), no valor de R$ 100 mensais por um ano.

Segundo a coordenadora da SNCT na região, Adrielma Nunes, os trabalhos serão apresentados, na Cidade do Samba, hoje e amanhã. Já a premiação dos primeiros colocados será realizada em cerimônia no sábado 17, às 18h, no auditório Helilcônia. As melhores inciativas ganharão tablets e bolsas de iniciação científica.

Para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Antônio Claudio de Carvalho, a ideia é incentivar a criatividade e a reflexão dos estudantes por meio do desenvolvimento dos projetos com fundamento científico. “A intenção é que essa feira seja realizada todos os anos, passando a compor o calendário escolar e o calendário nacional de feiras”, disse.

Museu Goeldi no Amazontech

O Amazontech é uma iniciativa das Unidades do Sistema Sebrae, em parceria com os governos dos estados da Amazônia Legal, Embrapa, Universidade do Amazonas e outras instituições, com o objetivo de difundir o conhecimento científico e tecnológico referente ao desenvolvimento dos negócios sustentáveis, geradores de emprego e de renda, na região.

O Museu Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), leva para o Amazontech a exposição Amazônia Desconhecida. Composta por quatro painéis, a mostra apresenta o Censo de Biodiversidade, que organiza o conhecimento sobre a rica diversidade biológica da região. Dos painéis constam, ainda, informações sobre espécies ameaçadas de extinção e áreas prioritárias para pesquisas nos biomas brasileiros. Para facilitar a compreensão dos temas, o visitante conta com jogos eletrônicos, cartilhas, kits educativos e vídeos realizados pela mídia regional.

Um dos destaques da exposição é o trabalho de pesquisa sobre o pau-cravo (Dicypellium caryophyllaceum), espécie considerada extinta e que durante o período colonial da história do Brasil era uma das drogas do sertão. O pau-cravo, com sabor de cravo e aroma de canela, foi redescoberto em 2008 por uma equipe de pesquisa do museu, coordenada pelo pesquisador Rafael Salomão.

Sobre a SNCT

O período oficial da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012) foi de 15 a 21 de outubro. Algumas regiões ainda promovem eventos até o fim do ano, a exemplo do Amapá com a Fecte. A semana é realizada, desde 2004, em todo o Brasil, com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

O tema de 2012 é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Visite o site da SNCT.

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação