Embaixadora Carmem Moura crê no equilíbrio comercial entre o Brasil e Suécia. Foto; Ascom do OIS
Durante o 5º Open Innovation Seminar, maior encontro mundial de inovação aberta, que está sendo realizado em São Paulo, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), embaixadora Carmen Ribeiro Moura, afirmou nesta terça-feira (13) que as as ações brasileiras de estímulo à inovação estão transformando as relações comerciais entre Brasil e Suécia.
A convite do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), a embaixadora fez uma exposição na abertura das arenas sobre Ecologia Industrial e Cidades atrativas, sustentáveis e inteligentes, no segundo dia do OIS. Na oportunidades, ela lembrou que o Brasil possui déficit histórico de R$ 1,6 bilhão na relação comercial com o país europeu – diferença que decorre, segundo apontou, do alto nível tecnológico do mercado sueco, em contraste com o baixo valor agregado dos produtos brasileiros. “Estamos apostando na inovação como o fator que irá liderar a recuperação do país nessa relação", disse.
A representante do MCTI avaliou que, de mercado consumidor, o Brasil está passando à condição de parceiro. “Vivemos agora um momento positivo em que temos pé de igualdade para negociar e firmar parcerias sólidas”, acrescentou.
Entre as iniciativas de cooperação bilateral, destaque para a inauguração, em 2011, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro, para promoção de projetos de cooperação tecnológica entre empresas e universidades dos dois países.
Embora a maior parte dos processos de cooperação para inovação se concentrem atualmente nas Europa e nos Estados Unidos, Carmen Ribeiro Moura observou que a estratégia brasileira é fortalecer a integração com a América Latina e com os outros Brics (Rússia, China, Índia e África do Sul). “Além disso, temos trabalhado para que as parcerias bilaterais se transformem em trilaterais, para envolver países de diferentes continentes”, relatou.
Acesse o site do evento.
Texto: Ascom do OIS