C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Inovação favorece parceria com Suécia, diz embaixadora
Clique para ver todas as fotos de Inovação favorece parceria com Suécia, diz embaixadora
Embaixadora Carmem Moura crê no equilíbrio comercial entre o Brasil e Suécia. Foto; Ascom do OIS
14/11/2012 - 11:32
Durante o 5º Open Innovation Seminar, maior encontro mundial de inovação aberta, que está sendo realizado em São Paulo, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), embaixadora Carmen Ribeiro Moura, afirmou nesta terça-feira (13) que as as ações brasileiras de estímulo à inovação estão transformando as relações comerciais entre Brasil e Suécia.

A convite do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), a embaixadora fez uma exposição na abertura das arenas sobre Ecologia Industrial e Cidades atrativas, sustentáveis e inteligentes, no segundo dia do OIS. Na oportunidades, ela lembrou que o Brasil possui déficit histórico de R$ 1,6 bilhão na relação comercial com o país europeu – diferença que decorre, segundo apontou, do alto nível tecnológico do mercado sueco, em contraste com o baixo valor agregado dos produtos brasileiros. “Estamos apostando na inovação como o fator que irá liderar a recuperação do país nessa relação", disse.

A representante do MCTI avaliou que, de mercado consumidor, o Brasil está passando à condição de parceiro.  “Vivemos agora um momento positivo em que temos pé de igualdade para negociar e firmar parcerias sólidas”, acrescentou.

Entre as iniciativas de cooperação bilateral, destaque para a inauguração, em 2011, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro, para promoção de projetos de cooperação tecnológica entre empresas e universidades dos dois países.

Embora a maior parte dos processos de cooperação para inovação se concentrem atualmente nas Europa e nos Estados Unidos, Carmen Ribeiro Moura observou que a estratégia brasileira é fortalecer a integração com a América Latina e com os outros Brics (Rússia, China, Índia e África do Sul). “Além disso, temos trabalhado para que as parcerias bilaterais se transformem em trilaterais, para envolver países de diferentes continentes”, relatou.

Acesse o site do evento.

 

Texto: Ascom do OIS

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação