Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) está com inscrições abertas, até a próxima segunda-feira (14), para o curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), no Rio de Janeiro.
O edital prevê o preenchimento de dez vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa do programa: museu e museologia e museologia; patrimônio e desenvolvimento sustentável. As vagas são destinadas a candidatos que possuam diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento.
Em regime presencial, as aulas teóricas e práticas serão ministradas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pelo Mast, mas também poderão ocorrer no Museu Nacional de Belas Artes; Museu Histórico Nacional; Museu de Ciências da Terra; Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e Museu Imperial, este último localizado em Petrópolis.
Sobre a inscrição
Além da entrega de diversos documentos, diretamente no protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio, o processo de inscrição inclui a apresentação de projeto de pesquisa, contendo abordagem original de tema relativo à museologia e/ou ao patrimônio.
A seleção compreende exame da documentação e do currículo profissional, avaliação do projeto de pesquisa apresentado pelo candidato, assim como a realização de prova dissertativa, oral e de língua estrangeira. O resultado final com a lista de aprovados será divulgado no dia 10 de dezembro, às 16h, no site do Mast.
Formação
O PPG-PMUS é um programa acadêmico, de orientação teórica, destinado à formação de pesquisadores e docentes em nível universitário, no campo da museologia e dos estudos patrimoniais. Após iniciar as atividades do mestrado em março de 2006, o programa passou a oferecer, em 2011, turmas de doutorado. Seu campo de atuação é a análise de linhas de inserção da museologia e do patrimônio nas redes nacionais, regionais e mundiais de produção simbólica e cultural, especialmente na América Latina e no Caribe.
Leia mais.
Texto: Ascom do Mast