Origem da vida fascina pesquisadores. Foto: site do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (Inape)
Promovido pela divisão de programas de pós-graduação do Observatório Nacional (ON/MCTI), o 17º Ciclo de Cursos Especiais (CCE) dá destaque este ano à astrobiologia, ramo de estudo que envolve a compreensão da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo. O evento, que começou segunda (5) e termina na sexta-feira (9), está sendo realizado na sede da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Rio de Janeiro.
Em forma de minicurso, o tema “An Introduction to Astrobiology” foi abordado, na segunda-feira (5), pelo professor e pesquisador de astronomia molecular da Universidade de Michigan, Estados Unidos (EUA), Edwin A. Bergin Jr, e será retomado, na quinta-feira (8), como palestra, pelo professor de Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) Mario Cesar Cardoso de Pinna, que falará sobre os padrões e processos evolutivos nos sistemas biológicos.
Também na quinta (8), de 16h30 às 18h, haverá mesa redonda sobre o tema “A vida sob diferentes perspectivas”, tendo como moderador o professor da USP, Eduardo Janot Pacheco, com a participação dos pesquisadores Edwin Bergin (EUA), do professor de matemática aplicada da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, George Ellis; da professora do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Lage, que participa do projeto de pesquisa “O ambiente microbiológico antártico como modelo de estudos em astrobiologia”, além da contribuição do professor Mario de Pinna, que trabalha com a linha “biologia evolutiva”.
Outros três minicursos serão oferecidos nesta edição do CCE. O pesquisador do Observatório de Paris-Meudon, França, Piercarlo Bonifacio, apresentará “Science with multi-object spectrographs: the future”, sobre a importância do telescópio do Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory – ESO) para a ciência. Da mesma instituição francesa, o pesquisador Marcello Fulchignoni dará o curso “Instruments On Board of Space Missions”, a respeito do uso de instrumentos para pesquisa nas missões espaciais, e George Ellis, que ministrará o curso “Cosmology”,
Sobre o CCE
Realizado anualmente pelo ON, cada edição do CCE apresenta tópicos atuais de três ou quatro áreas distintas da astronomia, abordados em minicursos com oito horas de duração, sob ministração de pesquisadores de renome internacional e de reconhecida competência didática.
Leia mais:
Texto: Ascom do ON