Minas Gerais comemora o resultado de participação na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O estado aparece no
site oficial do evento com 133 municípios participantes e 259 instituições cadastradas, o maior número entre as unidades da federação. Minas é ainda o terceiro estado do país em número de atividades registradas, até esta quinta-feira (1º de novembro), no portal da semana nacional, com mais de 3 mil ações.
Os números desta edição superam os resultados alcançados no ano passado, quando o estado realizou 1.422 ações em 89 cidades, com a mobilização de 143 parceiros. A SNCT, em Minas Gerais, encerrou-se em 21 de outubro, sob a organização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig), entre outros parceiros.
O evento teve projetos participantes em suas 12 mesorregiões, com a adesão de diferentes atores envolvidos, entre escolas de ensino médio e fundamental, universidades, empresas, governo e sociedade em geral. “A semana em Minas foi realmente um sucesso. Conseguimos dobrar o número de atividades em relação a 2011”, comemorou a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia da Sectes, Lívia Leão.
Segundo a coordenadora regional, uma das estratégias adotadas foi envolver, principalmente, o público escolar e mobilizar municípios do interior. Para isso, uma das apostas foi o lançamento do Desafio Verde, em torno da temática 2012: “Economia verde, sustentabilidade, erradicação da pobreza”.
A organização oferecerá premiações (como kits pedagógicos, brindes, camisas e passeios culturais) para estudantes e professores das escolas com maior número de atividades, além de certificação para as dez instituições e dez cidades campeãs em quantidades de ações realizadas.
“Com o Desafio Verde conseguimos a adesão de muitas escolas. A capilaridade em relação às instituições e municípios foi sensacional”, avaliou a coordenadora, que atribuiu a grande mobilização também ao trabalho de divulgação realizado diretamente com as escolas, com as superintendências de ensino estaduais e com as prefeituras.
“Percebemos que se precisava popularizar mais a semana, muitos não conheciam o evento. Para isso, distribuímos cartazes e cartilhas, e procuramos mostrar que vale mais a boa vontade de trabalhar do que grandes investimentos em feiras”, explica Lívia Leão.
Museu itinerante
A variedade e a interdisciplinaridade das atividades também marcaram a 9ª SNCT em Minas Gerais, que teve ações como feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas, jornadas de iniciação científicas, distribuição de materiais educativos, exibição de filmes e vídeos científicos, excursões, videoconferências e exposições.
Uma ação que teve forte apelo popular, na avaliação dos organizadores, foi o Museu Itinerante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, que recebeu cerca de 10 mil visitantes na exposição realizada na Praça Cívica da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do governo do estado.
A unidade móvel recebeu, entre os dias 15 e 19 de outubro, excursões das escolas públicas de diversas cidades do estado como Ubá, Varginha, Pedro Leopoldo, Pará de Minas e Papagaios. “Só esse evento conseguimos mobilizar mais de 130 escolas públicas e particulares, envolvendo mais de 40 municípios”, conta a coordenadora de popularização da Sectes.
De acordo com Lívia Leão, a ideia é repetir a estratégia na décima edição e expandir as ações de difusão de ciência e tecnologia. “Como as escolas se envolveram muito ficou mais fácil de trabalhar com esse público. Vamos garantir esse contato permanente e desenvolver, além da semana, outros programas de popularização com essas instituições”, afirmou.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).
A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).
A maior parte das 24 mil atividades da 9ª SNCT foi realizada de 15 a 21 de outubro, em mais de 600 municípios. Alguns estados ainda realizam ações até o fim do ano, como é o caso do Amapá, de Santa Catarina e de São Paulo.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI