C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Presidente da Icann elogia modelo brasileiro de governança da internet
Clique para ver todas as fotos de Presidente da Icann elogia modelo brasileiro de governança da internet
O presidente da Icann, Fadi Chehadé, e o secretário Virgilio Almeida na reunião do CGI.br. Foto: Beto Garavello/Ascom do MCTI
29/10/2012 - 09:22
O novo presidente da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann – Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet), Fadi Chehadé, elogiou o modelo brasileiro de governança da rede e anunciou que trabalhará para que o Brasil abra as reuniões  do 46º encontro anual da instituição em Pequim, em 2013. Ele participou na sexta-feira (26), em São Paulo, de reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), coordenado pelo secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida.  

“O modelo brasileiro é original, verdadeiramente plural, tanto em variedade de segmentos como do ponto de vista institucional”, comentou o dirigente, pela primeira vez no país, a convite do CGI. “Se o que tenho visto e aprendido aqui for verdade, vou ser o melhor amigo e maior fã desse modelo. Temos que levá-lo ao mundo.”

O presidente da Icann disse que a instituição está ajustando seu modo de atuar no plano internacional, para chegar a um modelo contemporâneo e inovador e se tornar efetivamente mundial, desvinculando-se do modelo tradicional norte-americano. “A intenção é abordar os países com um entendimento muito mais sensível, mais profundo, de suas particularidades”, descreveu, ponderando que o próprio governo dos Estados Unidos vem dando passos nessa direção.

Em sua primeira viagem oficial à frente da instituição, Chehadé informou a intenção de criar um escritório da Icann no Brasil. A organização, baseada em parceria público-privada e originada numa iniciativa do governo dos EUA, é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da internet, como nomes de domínio, que os computadores usam para se comunicar entre si pela rede mundial. A segurança e a estabilidade da rede são também  temas tratados pela instituição.

Modelo

Para Virgilio Almeida, a avalição de Fadi Chehadé condiz com a realidade do CGI. “Ela mostra que o comitê é uma criação ágil, representativa da sociedade e adequada para a  inovação e rapidez que a internet traz em termos de mudanças e possibilidades”. Ele destacou ainda  o fato de todos os setores – governo, empresas, academia e terceiro setor – terem representatividade e nenhum deles ter maioria na composição, acrescentando que essa pluralidade reflete o caráter da web. “É um modelo exitoso, que vem sendo construído desde 1995 e tem características que poderiam ser aplicadas em outros países.”

O coordenador do CGI elogiou a decisão de aperfeiçoar a orientação internacional da organização. “O presidente Fadi ressaltou pontos que são hoje as principais críticas do Brasil em relação ao funcionamento da Icann. E isso é muito positivo, porque o país participa ativamente da instituição e quer torná-la mais forte.”

 

Texto: Cris Antunes – Ascom do MCTI

Outras Imagens
Reunião do CGI.br, em SP. Foto: Beto Garavello/Ascom do MCTI
Reunião do CGI.br, em SP. Foto: Beto Garavello/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação