C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Raupp participa de comemorações na INB, em Resende (RJ)
Clique para ver todas as fotos de Raupp participa de comemorações na INB, em Resende (RJ)
Ministro Raupp discursa durante cerimônia na INB. Foto: Ascom/INB
26/10/2012 - 16:45
O ministro Marco Antonio Raupp visitou, na manhã desta sexta-feira (26), as instalações da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ele participou de cerimônia que marcou duas grandes comemorações para a empresa: os 30 anos de operação da FCN e a conclusão do primeiro módulo de enriquecimento de urânio, instalações que fazem parte do ciclo do combustível nuclear e localizadas no complexo industrial da empresa no distrito de Engenheiro Passos, em Resende (RJ).

O ministro fez uma saudação aos funcionários da INB pelo empenho para elevar o país a um patamar de destaque no cenário de desenvolvimento e tecnologia no mundo. “A energia nuclear é uma energia limpa e desde já precisamos enxergar este setor como um setor estratégico para o país no futuro. O programa nuclear brasileiro é um programa de sucesso e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem essa visão estratégica quanto ao setor nuclear. A INB sempre terá meu apoio para que se torne autossuficiente e atenda a 100% das demandas das usinas brasileiras. E já estamos no caminho”, disse Raupp.

O presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho, lembrou do panorama nuclear brasileiro quando da criação da FCN, em 1982, época em que`'o setor nuclear passava do conhecimento teórico para a prática'. “Desde então a responsabilidade da INB vem sendo produzir combustível para o desenvolvimento do Brasil, e isso está sendo comprovado hoje com o aniversário de 30 anos de operação da FCN. E o futuro que nos espera está sendo representado por este marco, que é a conclusão do módulo 1 de nossa fábrica de enriquecimento, o início da concretização da meta da INB em ser autossuficiente e dominar todo o ciclo do combustível nuclear”, destacou Tranjan.

A implantação do módulo está sendo realizada pela estatal em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). O projeto prevê a implantação de quatro módulos, totalizando dez cascatas de ultracentrífugas que, juntas, terão capacidade para atender a 100% das demandas da usina de Angra 1 e 20% de Angra 2. O módulo 1 conta com quatro cascatas e, com a conclusão desta etapa, a INB ganha mais um reforço na produção de urânio enriquecido, que já vem sendo feito em baixa escala pela empresa.

Visite o site da INB.
 


Texto: Ascom do INB 

Outras Imagens
Presidente da INB, Alfredo Tranjan, durante discurso nesta sexta-feira na INB. Foto: Ascom/INB.
Presidente da INB, Alfredo Tranjan, durante discurso nesta sexta-feira na INB. Foto: Ascom/INB.
Ministro Raupp e convidados nas comemorações da INB. Foto: Ascom/INB
Ministro Raupp e convidados nas comemorações da INB. Foto: Ascom/INB
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação