C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Observatório Nacional comemora 185 anos com atividade intensa
Clique para ver todas as fotos de Observatório Nacional comemora 185 anos com atividade intensa
Luneta equatorial atraiu estudantes ao ON. Foto: Ascom do ON
25/10/2012 - 11:00
Para marcar seus 185 anos, comemorados no último dia 15, o Observatório Nacional,  unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), preparou uma intensa programação de atividades. No primeiro dia, durante a solenidade oficial, o Coral ON-MAST encantou a plateia com a apresentação de dez músicas, seguido da abertura da exposição “A Grande Luneta Equatorial – 90 anos de história”, montada dentro da cúpula do observatório.

Na terça-feira (16), o Fórum “A contribuição da Geofísica para P&D em petróleo e gás”, realizado com patrocínio da Petrobras, atraiu pesquisadores, profissionais e estudantes. À noite, um show do cantor Moraes Moreira animou os participantes.

A emoção marcou, na quarta-feira (17), a homenagem aos ex-diretores do Instituto, quando foi outorgado o título de pesquisador emérito ao pesquisador Jorge Ramiro de La Reza. Em seguida, o professor José Antônio de Freitas Pacheco, ex-diretor do ON e pesquisador do Observatório da Côte d’Azur/França, proferiu a palestra “Erupções gama: os eventos mais violentos do universo”.

Diante de um auditório lotado, o coordenador do curso técnico em metrologia do Inmetro, Gelson Rocha, apresentou, na quinta-feira (18), a palestra “Metrologia Científica e Industrial: ciência e tecnologia apoiando à inovação e competitividade da indústria nacional”.

Na sexta-feira (19), o programa “Bate-papo com o Astrônomo” contou com a participação de cerca de 200 alunos, que tiraram dúvidas e aprenderam curiosidades astronômicas com o pesquisador Carlos Veiga. Durante toda a semana, houve visitação ao “ON de Portas Abertas”, atividade realizada na cúpula 46 e também na Sala da Hora, que integrou Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As festividades foram encerradas com a apresentação da Escola de Samba Estácio de Sá.

Atuação

Fundado pelo Imperador D. Pedro I em 15 de outubro de 1827, o ON é uma das mais antigas instituições dedicadas à ciência no Brasil. No campus que ocupa, desde a década de 1920, em São Cristóvão (RJ), o observatório preserva seu patrimônio histórico e mantém modernas instalações de pesquisa, dotadas de equipamentos de última geração que acompanham a evolução tecnológica de suas áreas.

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em três grandes áreas de conhecimento — astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência —  nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional. Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da hora legal brasileira – popularmente conhecida como “Horário de Brasília” – e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.

Texto: Ascom do Observatório Nacional
 

Outras Imagens
Fórum sobre geofísica na área de petróleo e gás integrou programação de aniversário do Observatório. Foto: Ascom do ON
Fórum sobre geofísica na área de petróleo e gás integrou programação de aniversário do Observatório. Foto: Ascom do ON
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação