C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Atividades no Rio superam expectativas dos organizadores
Clique para ver todas as fotos de Atividades no Rio superam expectativas dos organizadores
Crianças curtiram muito os experimentos da SNCT-RJ Foto: Site do Mast
24/10/2012 - 12:00
Com mais de 22 mil visitantes e 90 instituições expositoras, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro (SNCT/RJ) superou todas as expectativas, na avaliação da diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), Margareth Lopes, que destaca a importância do apoio de todos os níveis governamentais para o cumprimento da meta de tornar a ciência mais acessível à população. Coordenador geral do evento, o Mast realizou o trabalho em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Fundação Planetário, Jardim Botânico e o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo).

Neste ano, o Mast também participou como instituição expositora dos polos Miécimo da Silva, em Campo Grande, e da Quinta da Boa Vista, onde foi montado o planetário inflável digital para os visitantes que puderam utilizar,  ainda, telescópios para observação solar e participar de atividades interativas. Os outros dois polos, do Jardim Botânico e Fundação Planetário, completaram a programação.

No Polo Miécimo – que contou com a participação da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), Instituto Embratel, 9ª Coordenadoria de Educação, 9ª Coordenadoria de Assistência Social e Fundação Xuxa Meneghel na zona oeste do Rio – mais de 6 mil pessoas percorreram os 2 mil metros quadrados de exposição.

O público, predominantemente infantil, que foi ao Polo Planetário, participou de jogos educativos sobre meteorologia com o professor Mundinho, conheceu o processo de tratamento de água com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e aprendeu noções de alimentação mais saudável com o Instituto de Nutrição Anne Dias.

No Jardim Botânico, as questões ambientais ganharam espaço. A grande presença de pesquisadores, expondo suas pesquisas diretamente para o público leigo, foi o destaque deste polo.“A gente mostra ao público que a ciência e a tecnologia estão no nosso dia a dia. A ciência está em tudo à nossa volta. Essa é a principal finalidade da semana: passar essa importância, atiçar a curiosidade”, explica a pedagoga do Museu do Meio Ambiente e coordenadora do Polo Jardim Botânico, Ana Alfaia.

O grande número de oficinas disponibilizadas foi o diferencial do Polo da Quinta da Boa Vista, um dos mais visitados. Nele, o público pôde fazer experimentos de física com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), montar insetos com material reciclável, entender um pouco mais sobre eles com o Museu da Vida e escutar programas educacionais do projeto Sintonia Sesc-Senac.

O coordenador de Educação em Ciências do Mast e coordenador geral dos Eventos Integrados SNCT/RJ, Douglas Falcão, admitiu estar satisfeito com o resultado atingido. “A SNCT possibilita, antes de tudo, que cientistas, professores e divulgadores se encontrem “olho a olho”, diretamente com o público.

Segundo Falcão, a temática da semana deste ano, sobre "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza" levou cientistas, divulgadores de ciência e professores a estabelecer um grande diálogo com a população, a fim de contribuir para a maior conscientização social. "Muitos projetos expostos na SNCT tiveram seu início desde a Rio+20 [Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável], em junho deste ano, o que aprofundou os resultados e as articulações junto às comunidades”, concluiu o coordenador da SNCT/RJ.

 Leia mais.

Texto: Ascom do Mast

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação