O ministro Raupp é condecorado pelo ministro Celso Amorim. Foto: Giba/Ascom do MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu nesta terça-feira (23), na Base Aérea de Brasília, a comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico, medalha mais importante da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na cerimônia, o ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a contribuição da Aeronáutica ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia: “A força aérea tem sido pioneira em atividades que dizem respeito ao setor aéreo espacial, não só com aviões propriamente, mas trabalhando de maneira incansável para que nós possamos ter um veículo lançador de satélites, VLS, em colaboração, naturalmente, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.”
Já a presidenta Dilma Rousseff ressaltou, por mensagem, a reputação nacional no setor. “Se o Brasil integra hoje um seleto grupo de países com capacidade de desenvolvimento, produção e exportação de aeronaves civis e militares, devemos ao esforço de nossos aviadores e engenheiros aeronáuticos”, escreveu ela, na condição de comandante suprema das Forças Armadas.
A FAB concede a Ordem do Mérito Aeronáutico para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo. A cerimônia celebra o Dia do Aviador, instituído por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o avião 14 Bis, em 23 de outubro de 1906.
Raupp recebeu a distinção no grau de grande-oficial, ao lado da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz e da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, além de senadores, deputados e embaixadores. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Coelho, também foi condecorado, no grau de comendador. Ao todo, a FAB condecorou nesta terça-feira 459 pessoas – 196 delas em Brasília.
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI