Uma semana intensa de atividades dedicadas à transmissão do conhecimento científico: essa foi a nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu mais de 100 atividades em Manaus, no interior do estado e em Brasília e estima ter recebido mais de 100 mil visitantes.
Na tarde de sexta-feira (19), durante o encerramento da SNCT, o Inpa premiou as melhores redações com o tema “Por que preservar a floresta Amazônica”, de dez estudantes de educação infantil, fundamental e médio das escolas da capital amazonense. O concurso foi promovido pela Editora do Inpa e pelo Programa Ciência na Escola (PCE).
Os estudantes presentes na cerimônia de encerramento puderam assistir a uma apresentação teatral promovida pelo projeto Insetos Aquáticos do Inpa, cujo intuito era de ensinar a importância dessas espécies para o ecossistema da região bem como a necessidade de manter os rios limpos.
A SNCT busca levar às crianças e jovens conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento científico e incentivá-los a buscar mais informações para trabalhar com consciência ambiental. O Inpa de Portas Abertas possibilitou à sociedade conhecer o processo científico, além de estender as atividades a alguns outros municípios do Amazonas e a Brasília (DF). “Mais de 100 mil pessoas ouviram falar do Inpa, do Amazonas, insetos aquáticos, tartarugas da Amazônia, por meio de oficinas, palestras e exposições”, ressalta o coordenador de extensões do Inpa, Carlos Bueno.
No estado, a semana nacional é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Circuito da Ciência
No sábado (27), ainda como parte das atividades da SNCT, e início das comemorações dos 60 anos de existência do Inpa, será realizada a oitava edição do Projeto Circuito da Ciência. Quatro escolas públicas do Amazonas participarão das atividades. Exposições de diversos temas serão realizadas para os jovens visitantes com o intuito de conhecerem na prática um pouco mais da Amazônia. Leia mais.
Texto: Josiane Santos – Ascom do Inpa