C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Lascas de pet e raspas de pneus compõem cidade sustentável
Clique para ver todas as fotos de Lascas de pet e raspas de pneus compõem cidade sustentável
O estudante Guilherme Rezende, de SP, apresenta a cidade sustentável. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
21/10/2012 - 17:09
As folhas são lascas de garrafas pet, os troncos são rolos de papel higiênico e o capim é formado por raspas de pneus. Uma maquete com materiais reaproveitados e peças de Lego representa, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, uma cidade sustentável.

A miniatura urbana inclui ciclovia, carros elétricos, recipientes para coleta seletiva, painéis solares, um exaustor acionado pelo vento e telhados verdes, que recebem canteiro para manter amena a temperatura interna sem ar-condicionado. Há também uma área rural, com cisternas para captação de água e uma mandala produtiva, solução agropecuária para pequenas propriedades, organizada radialmente em torno de uma fonte d’água. A atração foi montada por alunos do 5º ao 9º ano da Escola Bosque, da zona sul de São Paulo.

“A energia é toda limpa”, observa o estudante do 9º ano Guilherme Rezende, escolhido para apresentar o projeto. “Eu e meus colegas enxergamos a possibilidade de cidades assim pelo menos no futuro.” Além dos painéis, há um parque eólico e de energia das ondas, numa reprodução de praia com mar feito de parafina em gel.

A coordenadora pedagógica da escola, Fátima Costa, explica que a maquete conclui um projeto desenvolvido ao longo do ano com base nos conceitos ligados a sustentabilidade.

Impacto no dia a dia

Guilherme conta que, após um contato maior com a temática, muitos alunos começaram a reciclar ou separar resíduos e prestar atenção no tempo de banho e no gasto de água não só seus, mas da família também.

“Essa nova geração já tem essa percepção de que pequenas atitudes conseguem grandes resultados – o trabalho de formiguinha, mesmo”, avalia a coordenadora Fátima. “E os pais dão mais ouvidos a esse tipo de coisa se vem do pedido de um filho, em vez de uma observação de outro adulto”, comenta.

“Acho que muitas pessoas da nossa idade se preocupam e querem fazer diferença”, acrescenta o estudante Guilherme. “Se o ser humano continuar agindo como está, o mundo vai virar um verdadeiro caos.”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada até este domingo (21), tem mais de 23 mil atividades cadastradas em todo o país. Leia mais.

 

Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação