A Universidade Federal do Paraná Litoral participa pela primeira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília (DF). No estande da instituição, no Pavilhão de Exposições do Parque de Cidade (ExpoBrasília), os visitantes podem conhecer a proposta educacional, que é desenvolvida junto a comunidade e estruturada por projetos, buscando contribuir para a emancipação social, econômica, política e cultural das pessoas que ali vivem.
Enquanto isso, na cidade sede da universidade, Matinhos — cerca de 110 quilômetros de Curitiba — o Laboratório Móvel de Divulgação Científica (LabMóvel) promove a semana no campus pela quarta vez. Foi organizada uma exposição sobre energia e sustentabilidade e uma feira de ciências, com prêmios para alunos dos colégios participantes que podem ganhar viagens para conhecer instituições científicas e receber bolsas de iniciação científica júnior. No ano passado, foram mais de 3 mil visitantes, entre estudantes e professores de escolas públicas de toda a região.
O MCTI apoia o LabMóvel, uma parceria considerada fundamental pela universidade paranaense para o desenvolvimento do projeto e realização do evento em Matinhos.
Ciência do laboratório para a comunidade
O laboratório móvel faz parte do projeto político e pedagógico da UFPR Litoral. É um programa de extensão que promove a interação de professores e estudantes universitários com a comunidade das escolas públicas.
Um dos objetivos é organizar e estimular a criação de clubes de ciências, promover exposições temáticas e feiras de ciência. São produzidos ainda materiais didáticos interativos e audiovisuais e realizadas pesquisas sobre a criação de abelhas, a biodiversidade, a qualidade do ar, entre outros assuntos..
Matinhos é um dos sete municípios que compõem a região litorânea do Paraná. Alguns deles estão entre os menos desenvolvidos do estado. Naquela região, situa-se também a maior área contínua de Mata Atlântica ainda preservada do Brasil. A UFPR Litoral oferece 14 cursos de graduação.
Texto: Ascom da UFPR Litoral