Mostra fotográfica de Espécies Ameaçadas da Fauna Brasileira. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Mostrar a riqueza da fauna brasileira e, por outro lado, os fatores que a ameaçam de forma crescente é o mote do estande do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília.
“Aqui estão algumas das 625 espécies animais ameaçadas e o trabalho que o ICMBio vem desenvolvendo, em parceria com outras instituições, para reverter esse quadro”, diz o responsável pelo local, Lísias de Moura, da Divisão de Comunicação da autarquia federal do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Na mostra fotográfica Patrimônios Naturais – Edição Espécies Ameaçadas da Fauna Brasileira estão 23 representantes da variedade animal brasileira, entre répteis, aves, mamíferos, crustáceos e invertebrados, da famosa onça-pintada ao raríssimo e discreto pato-mergulhão. Cada imagem é acompanhada de texto informativo sobre o bicho, sua distribuição territorial e o grau de risco de extinção.
Há também um kit para ensino, com materiais como o mapa de unidades de conservação federais (parques nacionais, reservas ecológicas etc.) e o DVD Biodiversidade Brasileira.
“Instalações como esta são superimportantes, porque poucos alunos conhecem a biodiversidade que o nosso país tem”, comenta a professora de ciências Thalita Honorato. “Principalmente os de comunidades isoladas de regiões urbanas.” Ela visitou o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília) com alunos do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 03 do Paranoá, região administrativa (DF).
Thalita destaca a oportunidade de os adolescentes saberem mais sobre animais que não estão presentes em sua rotina e sobre trabalhos de conservação da natureza. “O equilíbrio de toda a biodiversidade é fundamental para haver uma disponibilidade maior de recursos para o ser humano”, diz. “Materiais como estes ajudam os estudantes a perceber a alta incidência de espécies em risco como um indicador de que o equilíbrio está alterado.”
Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI
Visite o site da SNCT 2012
Acesse a galeria de fotos da SNCT 2012