Estande da Fiocruz. Foto: Giba/Ascom do MCTI
O visitante da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília pode descobrir a quantidade de lixo produzido na capital federal desde o início do evento, terça-feira (16). Esse e outros módulos interativos e educativos compõem a mostra Nós do Mundo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até domingo (21), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).
“A exposição busca estimular a reflexão sobre nós (seres humanos) e os nós (problemas) existentes na forma como nos relacionamos com o planeta”, anuncia a mensagem de abertura. “Esperamos que essa reflexão nos leve a outros nós, aqueles que nos permitem içar a vela e manter o barco em movimento, aproveitando a força do vento e dos recursos naturais da Terra.”
O contador do volume de lixo depositado pelo Distrito Federal durante a SNCT se baseia em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de informações de companhias de limpeza urbana. Até o fim da manhã desta sexta-feira (19), o indicador apontava seis toneladas.
A exposição também contempla o passivo ambiental causado antes mesmo do consumo pela população. Um simulacro de supermercado oferece aos visitantes a possibilidade de saber, por meio de um leitor de código de barras, os custos ocasionados ao meio ambiente pelos produtos da prateleira virtual.
Com fotos, vídeos e áudios, a iniciativa ainda apresenta uma linha do tempo sobre livros, filmes, encontros, desastres e decisões políticas que marcaram o debate histórico em torno do meio ambiente.
No final, uma parede formada por garrafas PET armazena sugestões do público em bilhetes – futuro objeto de estudo pela Fiocruz, para identificar o que os habitantes da cidade pensam a respeito das ideias, por meio de uma análise do discurso do sujeito coletivo.
Saúde
Além da exposição, o estande da Fiocruz tem outras duas atividades interativas. Um restaurante self-service, com réplica de alimentos, incentiva os visitantes a montar pratos conforme suas preferências. Feito isso, nutricionistas orientam escolhas por uma dieta mais saudável. Desenvolvida pela unidade da fundação em Brasília, a dinâmica esteve na SNCT/DF de 2009 e, segundo a organização, pode trabalhar com escolas.
A terceira atividade é o Quiz da Saúde, um jogo de perguntas e respostas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bebidas alcóolicas, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas ligados à adolescência.
Texto: Rodrigo PdGuerra - Ascom do MCTI
Visite o site da SNCT 2012
Acesse a galeria de fotos da SNCT 2012