C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Exposição da Fiocruz estimula novos hábitos com ações interativas
Clique para ver todas as fotos de Exposição da Fiocruz estimula novos hábitos com ações interativas
Estande da Fiocruz. Foto: Giba/Ascom do MCTI
19/10/2012 - 10:15
O visitante da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília pode descobrir a quantidade de lixo produzido na capital federal desde o início do evento, terça-feira (16). Esse e outros módulos interativos e educativos compõem a mostra Nós do Mundo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até domingo (21), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). 

“A exposição busca estimular a reflexão sobre nós (seres humanos) e os nós (problemas) existentes na forma como nos relacionamos com o planeta”, anuncia a mensagem de abertura. “Esperamos que essa reflexão nos leve a outros nós, aqueles que nos permitem içar a vela e manter o barco em movimento, aproveitando a força do vento e dos recursos naturais da Terra.”

O contador do volume de lixo depositado pelo Distrito Federal durante a SNCT se baseia em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de informações de companhias de limpeza urbana. Até o fim da manhã desta sexta-feira (19), o indicador apontava seis toneladas.

A exposição também contempla o passivo ambiental causado antes mesmo do consumo pela população. Um simulacro de supermercado oferece aos visitantes a possibilidade de saber, por meio de um leitor de código de barras, os custos ocasionados ao meio ambiente pelos produtos da prateleira virtual.

Com fotos, vídeos e áudios, a iniciativa ainda apresenta uma linha do tempo sobre livros, filmes, encontros, desastres e decisões políticas que marcaram o debate histórico em torno do meio ambiente.

No final, uma parede formada por garrafas PET armazena sugestões do público em bilhetes – futuro objeto de estudo pela Fiocruz, para identificar o que os habitantes da cidade pensam a respeito das ideias, por meio de uma análise do discurso do sujeito coletivo.

Saúde

Além da exposição, o estande da Fiocruz tem outras duas atividades interativas. Um restaurante self-service, com réplica de alimentos, incentiva os visitantes a montar pratos conforme suas preferências. Feito isso, nutricionistas orientam escolhas por uma dieta mais saudável. Desenvolvida pela unidade da fundação em Brasília, a dinâmica esteve na SNCT/DF de 2009 e, segundo a organização, pode trabalhar com escolas.

A terceira atividade é o Quiz da Saúde, um jogo de perguntas e respostas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bebidas alcóolicas, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas ligados à adolescência.

 

Texto: Rodrigo PdGuerra - Ascom do MCTI
 

 Visite o site da SNCT 2012

Acesse a galeria de fotos da SNCT 2012

Outras Imagens
Contador do volume de lixo. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Contador do volume de lixo. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Restaurante self-service, com réplica de alimentos. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Restaurante self-service, com réplica de alimentos. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação