C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Alunos do IFB expõem projetos de iniciação científica
17/10/2012 - 21:14
Alunos do 6º período do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentaram, na manhã de hoje (17) seus projetos de iniciação científica e tecnológica à banca examinadora do instituto, no auditório Carlos Chagas, no segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2012), no Distrito Federal. “A maioria deles nunca fez uma pesquisa na vida e, por isso, estão experimentando o primeiro amor pela ciência”, explicou a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do instituto, Luciana Miyoko Massukado, ao destacar que os trabalhos apresentados poderão servir de subsídio a futuras políticas públicas dentro da visão da sustentabilidade.

Filha de produtor rural, a estudante Joelma Paiva apresentou projeto sobre compostagem de resíduos orgânicos em áreas rurais: uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Durante um ano, ela coletou diariamente cerca de 150 quilos de resíduos do refeitório do campus do IFB de Planaltina, totalizando cinco toneladas no final desse período. O objetivo foi demonstrar a viabilidade da produção sustentável do composto orgânico, que pode servir para diversos fins, como paisagismo, adubagem do solo e fruticultura, entre outros. 

No entanto, Joelma explica que o pleno aproveitamento do composto orgânico depende de  análise ou certificação que é realizada por laboratórios especializados. Para que o trabalho avance, a estudante e os professores do IFB necessitam de maior apoio da gestão do instituto. “Apenas 1,6% dos resíduos sólidos é tratado no país. O restante continua contaminando o meio ambiente”, lembrou.

Diagnóstico

Os estudantes Amanda Giovanne e João Vitor Quintas Balla apresentaram o projeto de diagnóstico rural participativo. Eles entrevistaram 19 pessoas do assentamento Três Conquistas, que possui 1,9 mil hectares, distribuídos em 63 lotes. “Após a realização de consultas e aplicação de questionários, obtivemos uma espécie de desenho da área, que servirá de subsídio ao desenvolvimento de programas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) na comunidade, que apresenta graves problemas nas áreas de transporte, saúde e educação", observou Amanda.

Como contribuição para conter o processo de degradação do Cerrado, os estudantes Charlote Emanuele e Juliana Santos apresentaram o levantamento florístico das espécies arbóreas e arbustivas desse ecossistema rico em biodiversidade. O trabalho, que incluiu o mapeamento por meio GPS (Global Position System) de áreas rurais de Planaltina (DF), abre espaço para adoção de medidas voltadas à preservação da fauna e flora do bioma.

Ao fim das apresentações, a pró-reitora disse estar satisfeita com o resultado. “Os trabalhos dos estudantes poderão ser apresentados como estudo de casos, relatos de experiências de campo e disciplinas de vivência, reunindo informações que podem municiar programas públicos”. Os trabalhos expostos na SNCT poderão ser reapresentados no evento nacional de agroecologia, em 2013. Luciana conclui lembrando que dois estudantes do IFB atualmente participam do intercâmbio com a Universidade Católica do Chile, por meio do programa Ciência sem Fronteiras.
 


Texto: Marcello Sigwalt – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação