C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Semana agita Museu de Astronomia no Rio de Janeiro
17/10/2012 - 18:51

Até o próximo domingo (21), o Museu Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI)  oferece uma programação especial para o público interessado em desvendar os mistérios da ciência de forma lúdica, interativa e divertida. São atividades que integram a agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2012), no Rio de Janeiro, iniciada nesta terça-feira (16).  

Os visitantes podem fazer pipoca com energia solar, entortar o curso de filetes de água sem tocá-los e experimentar diversos aparatos interativos que ensinam princípios científicos escondidos atrás de brincadeiras. Podem, também, aprender matemática brincando com jogos lógicos, enigmas e quebra-cabeça em uma oficina que tem como objetivo despertar no público infantil o interesse pelo raciocínio lógico.

Durante a semana, os curiosos ainda têm a oportunidade de conhecer o céu, os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar, a mitologia grega associada às constelações, entre outros, entrando em uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro e assistindo à simulação de uma noite estrelada dentro do planetário inflável. A nona edição da SNCT está sendo realizada en todo o país, sob a coordenação nacional do MCTI.

Quem quiser olhar para céu diretamente, utilizando uma luneta centenária para identificar estrelas, nebulosas e planetas, poderá fazê-lo no sábado (20). O Programa de Observação do Céu conta com a exibição de um vídeo, às 17h30 explicando como está configurado o céu do mês de outubro, e a observação do céu, propriamente dita, será entre 18h30 e 20h.

Outra atração, no sábado, para público infantil será verificar  que  é possível construir massinha de modelar com ingredientes utilizados na cozinha. À partir das 16h, a oficina Cozinhando com a Química ensina as crianças a fazer massinha de modelar, enquanto aprendem conceitos de química e física se divertindo em um laboratório que possui tudo o que uma cozinha tem.

Enquanto as crianças participam da oficina, os pais podem aproveitar para conhecer o Mast em uma visita orientada por mediadores. Eles mostrarão o conjunto arquitetônico histórico tombado, um Sistema Solar em escala, montado no campus, os pavilhões com as cúpulas de observação celeste e parte da coleção de instrumentos científicos do museu. A visita ocorre às 15h e 17h (sábado) e às 15h, 16h e 17h (domingo).

Os 90 anos da luneta

Ao visitarem a exposição  As Estações do Ano – Terra em Movimento, os interessados podem desvendar algumas curiosidades sobre os ciclos dos dias e das noites, as fases da lua e as estações do ano em diferentes regiões do Brasil, da Terra e em outros planetas do Sistema Solar. Na mostra, há interação com aparatos 3D, multimídias, vídeos, painéis e uma cenografia do céu.

Quem gosta de fotografia não pode deixar de visitar Fotografia: ciência e arte, que demonstra a fotografia não apenas como registro de paisagens e pessoas, mas principalmente como instrumento de análise pela ciência. Além das imagens científicas, a exposição traz quadrinhos com história da fotografia analógica e digital, infogravuras e diferentes máquinas fotográficas antigas.

A Grande Luneta Equatorial é outra mostra aberta à visitação durante a nona edição da semana, no Rio.  Instalada em cúpula de observação, a exposição trata da maior luneta do Brasil, que completa 90 anos de história, além de sua utilização na astronomia do país desde 1922, quando aconteceu sua mudança do observatório do Morro do Castelo para o do Morro de São Januário. A entrada e todas as atividades são gratuitas.

 

Texto: Ascom do Mast

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação