O ministro no Jardim da Robótica, na SNCT em Brasília.Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, visitou os estandes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília nesta quarta-feira (17). Ele ressaltou a centralidade da área científica no momento do país.
Acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, Raupp conheceu espaços ligados a defesa, saúde, biodiversidade, ensino e tecnologia. Ele elogiou a organização do evento e avaliou que houve avanço em relação a 2011, além de destacar a participação de entidades de peso.
“Este espaço é fundamental para divulgar a importância da ciência e tecnologia na vida dos cidadãos”, disse. “Especialmente mostrar aos jovens que se trata de atividade sine qua non [indispensável], que temos que formar muita gente em ciências da engenharia, ciências naturais, ciências biológicas, ciências médicas. Elas são absolutamente necessárias no contexto da nova concepção de desenvolvimento do país e da sociedade.”
Raupp afirmou que o tema é hoje transversal no governo e ressaltou que o MCTI mantém parcerias com todas as outras pastas federais. Em sua opinião, as entidades empresariais também vêm demonstrando grande atenção à área.
O secretário Eliezer Pacheco afirmou que esta nona edição da semana superou todas as expectativas. “A ciência, como toda atividade humana, não é fruto de esforço individual”, observou. “O avanço é feito em conjunto. Temos milhões de pessoas talentosas que precisam de oportunidade, e uma feira como esta possibilita isso.” A Secis, que tem Eliezer como titular, é a secretaria que coordena nacionalmente a organização da SNCT. O evento, na capital federal, vai até domingo (21), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).
Estandes
Uma das atrações visitadas por Marco Antonio Raupp foi a Exposição Biomas, organizada pelo MCTI e montada anteriormente na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Ali, estão disponíveis informações sobre a riqueza biológica e de paisagens do país e sua representatividade na fauna e na flora do mundo.
Ele também esteve no MundoNano, em que o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo explicam os fundamentos e apresentam produtos desenvolvidos com a nanotecnologia. O projeto , a partir de fevereiro, usará cinco caminhões como escolas móveis, que passarão a ser levadas a escolas do sistema Sesi/Senai no estado. No Jardim Robótico, mostra de arte-tecnologia que explora a relação entre homem e máquina, o titular do MCTI interagiu com plantas robóticas que reagem à presença humana ou ao contato com a luz. O projeto é ligado ao curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
No estande do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Raupp conversou com alunos de engenharia e conheceu projetos de jogos eletrônicos e de energia solar para uso doméstico, além de passar pela exposição Pessoas: Fragilidade Bruta, em que o artista plástico Humberto de Castro constrói, com arame, figuras humanas em tamanho real.
O ministro também recebeu explicações sobre equipamentos da Força Aérea Brasileira (FAB) e tomou um cafezinho no box do Instituto Federal do Sul de Minas, que capacita produtores rurais para o aprimoramento do produto e sua comercialização.
Confira as atividades cadastradas na SNCT.
Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI