Aprender ciência brincando num laboratório de biotecnologia e em jogos virtuais, preparar uma horta com produtos reciclados, conhecer pesquisas inovadoras no setor agropecuário e obter orientações para uma produção sustentável. Essas são algumas das atividades que o público pode conferir no estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na 9° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), no Distrito Federal.
O estande institucional da Embrapa fica no setor Segurança Alimentar da cidade sustentável simulada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — coordenador nacional do evento — seguindo a temática “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’. No local, os visitantes podem constatar a presença da ciência no cotidiano, a partir de produtos desenvolvidos pela Embrapa no DF: Agroenergia, Cerrado, Hortaliças, Informação Tecnológica e Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Hortas na cidade
No espaço de 200 metros quadrados, é possível conhecer as matérias-primas utilizadas na fabricação de biocombustíveis. Uma equipe mostra, de maneira interativa, o processo de fabricação do etanol, como também do biodiesel feito a partir de óleo de fritura.
Quem gosta de horta, mas mora na cidade, com pouco espaço e tempo para cultivar, tem a oportunidade de conhecer o programa da Embrapa Hortaliças, desenvolvido em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), que ensina técnicas para aproveitar corredores e varandas de apartamentos e quintais de casas para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e em recipientes reciclados, como pneus e garrafas, tubos de PVC e garrafas PET. Nos próximos sábado e domingo, os visitantes poderão levar esses materiais para montar a própria horta nas oficinas oferecidas pelas instituições na SNCT.
Cientista por um dia
No local, em um minilaboratório instalado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o visitante também pode vivenciar a rotina de um cientista, com direito a manusear equipamentos como lupas, pipetas e tubos de ensaio. Uma experiência diferente para o estudante Matheus Souza, 12 anos, da cidade de Águas Lindas (GO), que esteve na semana, nesta quarta-feira (17), e se interessou pela atividade. “Legal participar, no início achei estranho, mas depois ficou divertido”, comentou.
Para crianças dos seis aos 14 anos de idade, a Embrapa Informação Tecnológica oferece ainda um espaço com computadores, onde é possível brincar em jogos virtuais, interagir com pesquisadores, ter acesso à livraria e aprender um pouco sobre ciência no site Contando Ciência na Web. “O objetivo é abrir as portas do conhecimento, apoiar e ajudar o ensino nas escolas”, disse a coordenadora do projeto Maria Reina Fiúza.
Produção sustentável
Já a Embrapa Cerrados apresenta tecnologias utilizadas na cultura de soja e uma exposição de rochas com uso potencial, como fonte de nutrientes para a agricultura, em substituição aos adubos químicos, além de uma maquete do bioma Cerrado.
Proprietários rurais também podem obter, no estande, dicas para desenvolver uma produção sustentável. Técnicos da empresa reproduziram numa maquete uma das principais estratégias da agricultura sustentável: a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). "Nessa experiência a sustentabilidade está em primeiro lugar, tanto no aspecto econômico, como social e ambiental”, explica o analista José Maria Camargos.
Um exemplo real de produção sustentável também foi instalado pela Emater, em frente ao estande da Embrapa. “A ideia é apresentar uma propriedade sustentável, prática e produtiva, envolvendo o plantio em nível para evitar a erosão e a perda do solo, um dos maiores problemas vivenciados na agricultura”, ensina o engenheiro agrônomo Rafael Ventorim.
No estande da Emater estão expostos ainda objetos, como móveis, confeccionados com palha de milho e fibra de bananeira. “Pretendemos, com isso, mostrar que o alimento e o artesanato estão ligados e que a produtividade passa também pelo aproveitamento”, acrescenta o expositor.
Serviço
Local: Estande Embrapa – Espaço Segurança Alimentar – Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília)
Data: 16 a 21 de outubro
Horários: 18 e 19.10 – 8h30 às 20h; 20 e 21.10 – 8h30 às 18h30.
Texto: Denise Coeilho - Ascom do MCTI