Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Na cerimônia de abertura da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na tarde desta terça-feira (16), no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal, o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco, afirmou que a ciência e a tecnologia asseguram a soberania na produção nas nossas riquezas e na defesa nacional, criam condições para a consolidação de uma democracia de massa no nosso país e possibilitam a erradicação da pobreza através do aumento da produtividade.
Neste contexto, Pacheco ressaltou a importância do tema da edição 2012: "Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza", tendo em vista o momento histórico vivenciado no país, em que os governantes buscam, cada vez mais, firmar o Brasil como uma nação democrática, soberana e inclusiva.
Para isso, a ciência e tecnologia desempenham um papel central, especialmente diante dessa temática tão cara ao projeto em curso no nosso país, alinhado aos grandes objetivos da ONU para 2012, sustentou o secretário do MCTI. Ele destacou a relevância da pesquisa científica e do uso dos resultados das descobertas científicas como fatores essenciais para enfrentar esses desafios.
Capilaridade
Eliezer Pacheco reforçou, ainda, a capilaridade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo o país, como instrumento importante para impulsionar o processo de sustentabilidade por meio da divulgação científica. Em Brasília, ele lembrou, todas as atividades obedecem aos princípios norteadores da SNCT, como, exemplo, o funcionamento de um centro de reciclagem no local do evento.
O ExpoBrasília tem um espaço total de 33 mil metros quadrados, onde mais de 100 expositores estão agrupados em oito áreas temáticas: energia, tecnologia, água, biodiversidade, educação, reciclagem, segurança alimentar e institucional.
No Distrito Federal, a semana tem mais de mil atividades cadastradas. Além do Pavilhão de Exposições, localizado dentro do Parque da Cidade, na região central de Brasília, também há exposições no Guará, em Ceilândia e em Taguatinga (regiões administrativas do DF). Esperamos, só aqui em Brasília, um público de cerca de 200 mil pessoas, estimou Pacheco.
Texto Denise Coelho - Ascom do MCTI